Podcast sobre os assuntos da disciplina, encontros em webconferência para tirar dúvidas, aulas em forma de games, mesas redondas e vários conteúdos audiovisuais. Hoje a sala de aula dos alunos da PUCRS não se resume somente aos espaços físicos da universidade e, muito menos, a um aluno em isolamento assistindo às aulas gravadas. Com a metodologia proposta pela instituição, não se perde nem as trocas entre aluno e professor, que antes ocorriam nos corredores ou final de aula, e agora passam a ser momentos específicos de acolhimento.
O conceito de 360º da universidade segue integrando alunos de diferentes cursos a novas formas de produção de conhecimento. Um exemplo disso é a disciplina Projeto Desafios, que tem por objetivo incentivar os alunos a desenvolverem a atitude empreendedora e de inovação através de desafios temáticos proposto por empresas parceiras. A Projeto Desafios é uma disciplina parceira do Idear, que foi criada a partir do propósito do laboratório em 2016 e que hoje é ministrada pela professora Gabriela Ferreira, da Escola de Negócios.
— Nesta lógica, que a disciplina por si só já traz, temos toda a interação com o mercado. E isso é muito importante: como a gente consegue nessa aula, que é mediada por tecnologia, trazer as empresas? Queremos criar esse ambiente de inovação, tecnologia e comunicação na sala de aula, independente se é presencial ou online. Então, nesta disciplina, que é totalmente baseada em metodologias ativas e tem, por exemplo, jogos de empatia, trabalhamos com cartas, personagens, tudo isso foi transformado para o digital — explica Ana Cecília Bisso Nunes, professora da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e coordenadora pedagógica do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear).
Neste semestre a parceria será com a Agência Paim e o desafio trata de como redesenhar o futuro do trabalho, atendendo aos desafios e os anseios dos profissionais. E mesmo sendo uma disciplina da Escola de Negócios, os estudantes inscritos vêm de diferentes cursos, como Publicidade, Psicologia e Biologia.
O modelo pedagógico adotado pela PUCRS está fazendo com que alguns estudantes passem a perceber o formato online sob uma nova perspectiva, muito menos limitada. Como é o caso da aluna do oitavo semestre de administração de empresas Ana Cunha:
— Assim como várias pessoas, achei que as aulas online seriam só por duas semanas. Em semestres anteriores tive apenas uma cadeira totalmente online, porque não tinha uma percepção positiva dessa modalidade. Contudo, agora acredito que tudo depende de como é a organização, a proposta e o desenvolvimento da aula — conta.
Conheça os diferenciais do ensino online da PUCRS
Se no primeiro semestre de 2020 a urgência de mudar as aulas presenciais para uma modalidade à distância foi novidade para os alunos, o reconhecimento do potencial da tecnologia como aliada à ação pedagógica já fazia parte das experiências da PUCRS em processos de internacionalização, flexibilização curricular e certificação de estudo.
— O contexto da pandemia acelerou um movimento que já estava delineado no planejamento estratégico da universidade. Sem dúvida, em um contexto de isolamento social, esse background foi importante e permitiu a construção de uma resposta rápida para a retomada das atividades educacionais na não presencialidade — diz a coordenadora de Graduação Online, Débora Conforto.
Assim, a universidade investiu num modelo próprio ensino online, que foca em garantir a aprendizagem de maneira criativa e eficiente, além de fortalecer as relações entre professor, estudante e instituição. Conheça algumas das iniciativas propostas:
● Interação em aulas ao vivo: no mínimo 50% de aulas são ao vivo (síncronas), nos mesmos dias e horários em que seriam se estivessem sendo ministradas presencialmente.
● Flexibilidade com as aulas gravadas: alunos que não puderem participar dos horários agendados, podem assistir à gravação das aulas e acessar outros conteúdos digitais que foram produzidos para facilitar a aprendizagem, a qualquer momento.
● Acompanhamento constante dos professores: as necessidades de cada estudante e das turmas são atendidas por meio de presença ativa e relacionamento constante com os professores.
● Novos recursos e aulas mais dinâmicas: textos multimodais, vídeos, animações, objetos de aprendizagem interativos, atividades gamificadas, questionários, podcast, fóruns e cases passaram a ter maior presença na rotina da comunidade acadêmica.
● Suporte completo em caso de dificuldades: os alunos contam com suporte de um Centro de Apoio Discente formado por núcleos de apoio à educação inclusiva, de apoio à aprendizagem e de apoio psicossocial.
● Mobilidade virtual: assim como nos intercâmbios, os alunos podem se matricular em disciplinas de Universidades do exterior, só que de forma virtual.
E para além do apoio em questões tecnológicas ou acadêmicas, a instituição conta ainda com o Núcleo de Apoio Psicossocial, que oferece suporte gratuito aos estudantes, orientando sobre cuidados com a saúde mental e seus impactos na aprendizagem, além de outras questões socioemocionais.
Em 2020, continuar ou adiar os estudos e planos para a carreira?
As aulas do segundo semestre da PUCRS iniciaram na modalidade online. Mas a universidade já está preparada para retomar atividades presenciais, quando autorizado pelos decretos municipais e estaduais. Como explica a Diretora de Graduação, Adriana Kampff, uma série de adaptações já foram feitas e outras seguem sendo estudadas – como modelo híbrido, que acolha alunos presencialmente e também possa dar suporte a alunos que seguem na modalidade remota.
— Nós já retomamos atividades práticas em laboratório, especialmente na área da saúde. E nós criamos uma comunidade virtual com uma série de orientações a respeito dos cuidados sanitários e orientações para uma retomada segura. Distribuímos equipamentos de proteção individual necessários para cada tipo de atividade, fizemos toda a sinalização no Campus, sobre espaçamento, cuidados, higienização e reforçamos todas as informações e medidas nesse sentido — diz.
E, para quem vive a ambivalência entre começar os estudos este semestre ou adiar para 2021/1, Kampff ressalta que o melhor momento para retomar os estudos ou um projeto de vida é sempre hoje.
— Se a gente tem alguma dúvida em relação à modalidade, é preciso pensar que quanto mais experiências diversificadas nós tivermos ao longo da nossa trajetória acadêmica e profissional, mais bem preparados nós estaremos para todos os desafios — afirma.
As aulas já iniciaram, mas é possível ingressar na PUCRS até começo de setembro, sem prejuízos em relação ao conteúdo e faltas. Os processos seguem abertos e com algumas condições especiais. Confira:
● Transferências: alunos vindos de outras universidades têm isenção na primeira mensalidade, passando a pagar apenas a partir da segunda.
● Ingresso de Diplomados: ex-alunos da PUCRS que desejam fazer sua segunda graduação ganham 25% de desconto em todo o curso.
● Reingresso: quem está afastado há mais de um semestre da PUCRS ganha 50% de desconto na matrícula.
● Vantagens para quem efetiva a matrícula: novos alunos podem escolher um conjunto de benefícios gratuitos, como cursos de idiomas, possibilidade de cursar disciplinas de pós-graduação, frequentar o Parque Esportivo ou escolher entre os demais cursos livros oferecidos pela universidade.
Para saber mais sobre as condições, visite o site.