O empreendedorismo tem sido a oportunidade encontrada por um número alto de profissionais qualificados que buscam se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e marcado pela mudança nas relações de trabalho. Essa busca tem surgido desde a formação, nas universidades. Muitas delas veem como objetivo desenvolver competências além do diploma já na graduação. A PUCRS, de Porto Alegre, se destaca nesse quesito, com uma ampla gama de iniciativas voltadas à formação empreendedora, oferece aos estudantes uma série de atividades e projetos, além da vivência em ambientes como o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), e o Idear – Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo. “A graduação desenvolve programas para ajudar o acadêmico a identificar seu propósito e a pensar em um futuro negócio”, reforça a diretora de Graduação da PUCRS, Adriana Kampff.
Nesses espaços, assim como nas salas de aula, os alunos são estimulados a pensar tecnologias como meio para soluções de problemas e a buscar novas oportunidades de empreender — tendo como foco a inovação e a criação de valor. Aqueles que buscam efetivamente tornar sua ideia em um negócio podem participar de programas como as maratonas de inovação ou o Torneio Empreendedor. Vencedora da competição em 2017 e campeã da Startup Garagem, em 2018, foi assim que a Radak — hoje incubada no Tecnopuc — começou sua história no mercado de trabalho. A empresa produz um aparelho batizado como Hyggs, que protege eletrônicos de possíveis cargas ou quedas de energia de forma inteligente.
— A ideia surgiu a partir de experiências próprias e de amigos e familiares que, sempre que havia um temporal, saíam desligando os aparelhos das tomadas ou, quando esqueciam, acabavam perdendo algum bem. Por isso pensei em algo que cuidasse disso de maneira autônoma, “poupando o estresse”, digamos. A PUCRS foi fundamental em todo o processo, até porque todos nós da startup fomos acadêmicos da universidade. A trajetória começou com o Torneio Empreendedor, onde aprendemos como conduzir e evoluir o negócio e vencer uma série de desafios técnicos que se apresentaram no caminho. Como vencemos a competição, tivemos a oportunidade de participar do Startup Garagem, que nos proporcionou ficarmos alocados no Tecnopuc — relembra Fernando Kiszewski, um dos fundadores da Radak.
Ações como o Torneio Empreendedor são fundamentais para o aprimoramento de habilidades, na solução de desafios e no trabalho em equipe, características essenciais para quem busca inserção no novo mercado de trabalho. Quem dá todo o suporte para o evento e para os futuros profissionais é o Idear — área que trabalha o empreendedorismo enquanto competência que envolve a mobilização de conhecimentos, o exercício da criatividade, do pensamento crítico e do exercício da autonomia para transformar a sociedade
O Idear é primeiro passo na trilha de inovação e empreendedorismo na PUCRS, pois auxilia os alunos na formatação de seus projetos. O grande objetivo do laboratório é “curricularizar” experiências empreendedoras, seja com palestras, seminários, oficinas ou disciplinas curriculares. Enquanto para professores, desenvolvemos dinâmicas e metodologias que multipliquem a estratégia
NAIRA LIBERMANN
coordenadora do Idear
Startup Garagem valida novas ideias no mercado de trabalho
O ambiente de uma garagem cresceu no imaginário popular e virou quase que um estereótipo de grandes marcas que começam como empresas pequenas, ou startups. É com base nessa nomenclatura que foi criado o Startup Garagem, programa que dá suporte ao desenvolvimento de ideias inovadoras, de forma já conectada com o ecossistema do parque tecnológico Tecnopuc, onde operam mais de 170 organizações, entre aceleradoras, startups e empresas de tecnologia locais e globais.
Seria mais um passo rumo à concretização da empresa, quando o aluno “tem um negócio na mão”. Em 2019, a vencedora da iniciativa foi a empresa OvinoPro, uma solução mobile para que produtores de ovinos possam realizar o controle nutricional e sanitário de seu rebanho. Por meio do software, o produtor conta com relatórios que apoiarão na hora da tomada de decisões baseadas em dados. Dessa forma, o produto reduz as perdas e aumenta a produtividade do rebanho.
— Em conversas com produtores, percebemos a dificuldade de ter esse controle nutricional e sanitário. Começamos a pesquisar e tivemos a ideia de criar um software para isso. No Startup Garagem foram dois meses intensos, de bastante aprendizagem. Mudamos pontos do projeto e começamos a trabalhar a parte do marketing. As mentorias foram fundamentais para esse passo à frente. Uma das aulas abordou landing pages, páginas para divulgação de um produto. Foi com a produção dessa página que o OvinoPro atingiu 50 interessados. Desse grupo, saíram os primeiros clientes — conta Adriano Pereira de Freitas, um dos fundadores da OvinoPro.
Track Startup desenvolve percurso empreendedor na universidade
Uma trajetória desde a graduação até o mercado. Essa é a meta da Track Startup, iniciativa da PUCRS que busca auxiliar estudantes a organizar e desenvolver um negócio inovador como protagonista de sua própria carreira profissional entregando valor para a sociedade. A novidade oferece ações em quatro dimensões: disciplinas, programas, eventos e atendimento personalizado. Um dos diferenciais é a metodologia que avalia o nível de maturidade de cada proposta e orienta os estudantes conduzindo os “embriões empresariais” às áreas e projetos da universidade que melhor auxiliem seu desenvolvimento.
— A trajetória empreendedora não é linear, tampouco igual a todo tipo de negócio. Orientar o aluno a direcionar esforços em determinado momento da construção da ideia faz parte do desenvolvimento da sua trilha empreendedora. O Track é a oportunidade de uma experiência empreendedora completa no ecossistema de inovação da PUCRS, da sala de aula ao parque tecnológico — detalha Flávia Fiorin, executiva do Tecnopuc.
Atividades abertas para a comunidade
Segundo a executiva do Tecnopuc, alguns programas são abertos à comunidade externa: “como é o caso do Startup Garagem, que recebe empreendedores de fora, desde que estejam participando de um projeto conjunto com a comunidade PUCRS, e o Programa de Desenvolvimento de Startup que é totalmente aberto, voltado tanto para startups que nasceram na PUCRS ou fora dela”. A Universidade também disponibiliza eventos abertos, como o Tecnopuc Experience, que tem o propósito de oferecer uma imersão no universo da inovação e do empreendedorismo, com foco no networking.
Vestibular de verão
Uma forma de se inserir nestas diversas possibilidades de empreendedorismo e inovação é por meio do Vestibular de Verão 2020 da PUCRS, que está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro. O concurso ocorrerá no dia 27 de outubro, em um domingo. A Universidade apresenta um novo formato de vestibular e as principais mudanças incluem a realização da prova em um único dia, atendendo a um pedido antigo dos vestibulandos, e novos pesos.
Mais informações sobre o vestibular e outras formas de ingresso, como transferências ou ingresso diplomado, podem ser obtidas pelo site www.pucrs.br/estudenapucrs.