Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os diferenciais no currículo podem ser decisivos na hora de buscar uma vaga. Reconhecidamente, o curso de graduação oferece a base principal para o desenvolvimento do indivíduo em determinada carreira, independente da área. Além das aulas, as universidades oferecem outras opções para os futuros profissionais.
Para se destacar na profissão, uma boa medida é buscar ingressar no mercado ainda na universidade, antes mesmo de estar formado. Esse tipo de experiência conta muito para os recrutadores, que veem o candidato com embasamento prático como mais preparado e acima dos demais. Somando-se ao tradicional estágio, oferecido por inúmeras empresas, existem outras maneiras de fazer esse ingresso.
Dentro de um conceito de educação integral, a PUCRS, por exemplo, tem o Escritório de Carreiras, um espaço aberto aos alunos e ao público em geral dedicado ao planejamento da carreira e capacitação profissional. O local recebe interessados em fazer um planejamento de carreira, buscar uma recolocação ou procurar orientação vocacional, conforme explica a psicóloga e consultora de carreiras da PUCRS Gabriela Techio.
O local é aberto ao público e alunos e diplomados da Universidade podem usufruir do serviço gratuitamente, durante e depois da graduação. O interessado entra em contato com o Escritório de Carreiras via telefone e agenda um atendimento. A partir deste primeiro encontro com as consultoras identifica-se a demanda e o encaminhamento do indivíduo para as próximas visitas.
A busca pela empregabilidade é um processo que começa desde o primeiro dia na universidade. Além das aulas, instruímos os alunos a explorar e viver experiências fora do ambiente escolar, buscando cursos, intercâmbios, palestras e estágios. Tudo isso auxilia nesse processo de autoconhecimento, fortalecendo valores e propósitos e possibilitando maior clareza sobre si mesmo
GABRIELA TECHIO
Consultora de carreiras
Estágio pode ser primeiro passo profissional
O estágio é o meio mais reconhecido e tradicional de experiência profissional para universitários. Funciona através de um contrato de três partes, envolvendo empresa, universidade e aluno. Na PUCRS, são cerca de 8 mil vagas de estágio por ano disponíveis para os alunos, articulados pela Central de Estágios e pela Fundação Irmão José Otão.
Além de enriquecer o currículo, o estágio não obrigatório é uma excelente oportunidade de fazer contatos com profissionais já experientes no ramo, aumentando a rede de networking. O estudante é acompanhado durante o seu estágio pelo professor coordenador da sua área de formação.
Oportunidades em TI e indústria criativa
O Parque Científico e Tecnológico Tecnopuc é considerado um dos principais ecossistemas de inovação do país, abrigando 6,5 mil profissionais em mais de 130 empresas, entre startups e companhias consolidadas. São empreendimentos atuantes em áreas diversas como ciências da saúde, tecnologia da informação, indústria criativa e energia.
A atuação do Parque ocorre com base no tripé pessoas, criatividade e inovação. Conforme indica Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, a ideia é estimular a inovação e a interação entre empresas e Universidade, o que também favorece os alunos, que encontram neste polo tecnológico uma série de oportunidades para integrar empresas conectadas com as tendências atuais.
Esse guarda-chuva de oportunidades se torna ainda mais rico para esses estudantes devido à sinergia que ocorre entre as empresas. Essa troca de conhecimento e experiência de forma orgânica pode ser um grande diferencial na construção da carreira de um jovem profissional
RAFAEL PRIKLADNICKI
Diretor do Tecnopuc
Aqueles com uma veia mais empreendedora podem participar do ambiente de desenvolvimento de Startups da PUCRS – Raiar, que tem como propósito estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade universitária. Por meio de diferentes mecanismos, apoia projetos de negócio, dando suporte em assessorias e infraestrutura, transformando-os em empreendimentos competitivos e prontos para atuarem no mercado.
Essa formação com atitude mais empreendedora e humanística, é reflexo do compromisso da Universidade a partir do movimento de transformação PUCRS 360. Os futuros profissionais serão preparados para atuar frente à diversidade e incerteza de um contexto em que a noção de emprego, trabalho e carreira vem sendo completamente reconfigurada.
PUCRS disponibiliza ingresso no primeiro semestre
Mesmo após o término do vestibular de verão, a PUCRS ainda oferta vagas para cursar uma graduação no primeiro semestre de 2018 por meio do vestibular complementar. A lista de cursos estará disponível a partir de 30 de janeiro e a prova, única e de redação, ocorre no dia 28 de fevereiro.
Outra forma de ingresso é via pedido de transferência. A vantagem é que nesta modalidade, não é necessário vestibular. Outra opção é o ingresso de diplomado. O estudante que já tem uma graduação e deseja iniciar um novo curso também pode começar as aulas em março de 2018. O processo é o mesmo da transferência e quem é graduado pela PUCRS tem 25% de desconto nas mensalidades.