O governo do RS detalhou, nesta quarta-feira (23) a proposta de parceria público-privada (PPP) dedicada a oferecer recursos para manutenção de escolas estaduais. O projeto ocorrerá, inicialmente, em cem instituições de 15 municípios (veja lista abaixo).
Para selecionar os municípios, foram levados em conta critérios de vulnerabilidade social – as 15 cidades são parte do programa RS Seguro, uma iniciativa na área de segurança. Segundo o governador, é uma nova modalidade de contratação para manter e conservar as escolas.
A ideia, segundo Eduardo Leite, é que o projeto tenha como foco serviços de conservação predial, conectividade, limpeza e segurança, para que as direções fiquem liberadas para trabalhar com questões pedagógicas. As diretoras, contudo, deverão fazer parte da fiscalização das obras que a empresa licitada fizer.
O custo estimado nas cem escolas permitirá projetar contratos maiores posteriormente. Assim, o governo pode analisar a capacidade de inserir essa modalidade no orçamento.