Mil estudantes do Estado poderão ter acesso a Hora do Enem, curso online de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), gratuitamente. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), responsável pelo curso, fará a doação de 400 acessos para estudantes da Capital, e as outras 600 vagas serão distribuídas para alunos do resto do Estado.
Nesta sexta-feira (10), o CIEE-RS e a Prefeitura de Porto Alegre realizaram a cerimônia de assinatura da parceria. Na prefeitura da capital gaúcha, os acessos serão destinados a estudantes participantes de projetos assistenciais da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), alunos do Ensino Médio regularmente matriculados nas escolas municipais e estagiários da administração direta e indireta, nas categorias de Ensino Médio, Técnico Profissionalizante ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As demais vagas serão distribuídas pelo CIEE-RS no Estado, mediante inscrição online, a partir da próxima semana. Para se candidatar, é necessário ter a partir de 15 anos de idade, Ensino Médio completo ou em andamento e residir no Rio Grande do Sul. As inscrições serão por ordem de chegada.
— É importante que os jovens, principalmente em situação de vulnerabilidade social, possam entrar em uma universidade. É um sonho. O curso é uma oportunidade de qualificação. Muitas vezes, eles não têm possibilidade de fazer um curso pré-Enem e, na hora de competir com quem têm condições financeiras, fica desigual — pontua o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto.
A Hora do Enem é um curso digital, que permite o estudo a qualquer hora e local. O material de apoio inclui 160 videoaulas, dicas, resumos, exercícios no e-book Enem Intensivo, e-book Provas do Enem 2010-2020, banco de questões do Enem, dois simulados digitais e testes vocacionais. O programa tem a parceria do Banrisul e do Colégio 24h.
— O curso é de uma instituição consagrada, que já foi avaliada pelo Ministério de Educação (MEC), e existe há bastante tempo. Mas essa é a primeira vez que o CIEE-RS faz aquisição dessas licenças de acesso para a doação. Caso exista uma demanda significativa, vamos levar à diretoria para debater a possibilidade de ampliação de vagas — garante.