Com os conteúdos devidamente estudados, os candidatos que farão o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) já podem se preparar para mostrar o que aprenderam. As provas serão aplicadas neste sábado (14) e domingo (15), a partir das 14h, em Porto Alegre e em outros seis municípios gaúchos.
Segundo a universidade, são 21.969 inscritos nesta edição. Eles disputam 4.008 vagas em 94 cursos de graduação.
Faltando poucos dias para o vestibular, GZH compilou dicas que servem para antes, durante e depois das provas.
Confira dicas para quem vai fazer o vestibular da UFRGS:
Estudar mais: sim ou não?
Os candidatos devem apenas reforçar o que já aprenderam, em vez de aprofundar os estudos ou mesmo seguir insistindo naquilo que têm dificuldade, orienta Luísa Canella, coordenadora pedagógica do pré-vestibular Fleming Medicina, de Porto Alegre.
— Agora não é o momento de tentar aprender um conteúdo novo. O estudante precisa reforçar aquilo que já sabe, que gosta, para se garantir. Muitas vezes, os candidatos erram inclusive naquilo que sabem. Vamos evitar isso — reforça.
Vale o mesmo para a redação: não é hora de escrever novos textos, mas de reler o que já foi feito e analisar os erros.
Também é importante tirar o pé do acelerador e reduzir a carga horária de estudos. Se o estudante ficava 10 horas por dia em cima dos livros, agora deve ficar menos da metade, em torno de quatro ou três horas por dia. O descanso é fundamental, diz Luísa, e afeta diretamente no desempenho, assim como a ansiedade:
— Desacelere. Não é mais momento de estudar muito. Porque 50% do resultado em provas muito disputadas está ligado ao emocional. Cuide da alimentação, do sono, faça atividades físicas para diminuir a ansiedade.
Horários
A recomendação da UFRGS é que os candidatos cheguem aos locais de prova até 13h30min, tanto no sábado quanto no domingo, sendo que os portões fecharão pontualmente às 14h. A partir desse horário, ninguém mais entra.
Mas a orientação da coordenadora pedagógica aos estudantes é que cheguem uma hora antes, para evitar transtornos.
— A gente indica estar no local de prova às 13h. É a velha máxima: trem a gente se espera na estação — diz.
Outra dica é que a pessoa faça o trajeto que deve ser percorrido de casa até o local de prova dias antes do vestibular, para que tenha uma noção exata de quanto tempo levará para chegar. A intenção é evitar atrasos.
Os locais de prova de cada um podem ser consultados no portal do candidato, clicando aqui.
Provas
Serão aplicadas 10 provas, cinco em cada dia de vestibular. Cada dia de prova terá duração de 5h30min, com começo às 14h e encerramento às 19h30min.
No sábado (14), os candidatos farão os exames de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. No domingo (16), será a vez de mostraram seus conhecimentos em Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.
Segundo Luísa, o primeiro dia exigirá mais dos candidatos do que o segundo, porque reúne muitas disciplinas que demandam leitura, além da Redação, que conta muitos pontos, e da temida Matemática.
— Por isso é importante que os candidatos estejam bastante descansados de sexta-feira para sábado — recomenda.
O que pode levar
Segundo o Manual do Candidato, disponível neste link, durante a realização das provas só é permitido ficar com uma caneta esferográfica de cor azul ou preta, além de lápis, borracha e documento de identidade. Esses objetos devem ser mantidos em lugar visível.
Demais pertences levados pelos candidatos deverão ser guardados em uma embalagem plástica fornecida no momento da prova, que deverá ficar lacrada e mantida debaixo da classe até a saída do local. De acordo com a URFGS, bolsas e mochilas devem ficar no chão.
De acordo com Luísa Canella, coordenadora pedagógica do pré-vestibular Fleming Medicina, dá para levar lanche, mas é necessário tirar os rótulos das embalagens e colocar em saquinhos transparentes. A dica é que os candidatos deem preferência a alimentos leves.
— De preferência, chocolate e barrinha de cereal, para dar energia na hora da prova. Nada que pese muito, para não dar sono — diz.
Para comer e beber, é necessário sair da sala, na companhia de um fiscal.
Onde as provas acontecem
O Vestibular 2023 UFRGS ocorre em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. Os locais de prova de cada candidato devem ser consultados no portal do candidato, digitando usuário e senha.
Gabaritos
A UFRGS divulgará o gabarito preliminar de cada prova às 9h do dia seguinte de sua realização, no site do Vestibular. O gabarito das provas de sábado poderá ser consultado no domingo, a partir das 9h, e o de domingo estará disponível na segunda-feira (16), também a partir das 9h.