A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) subiu duas posições em um ranking que analisa as melhores universidades da América Latina. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (22) no QS Latin America Ranking 2023, levantamento feito pela QS Quacquarelli Symonds, analista internacional de Educação Superior.
Na lista deste ano, a UFRGS ficou na 17ª colocação, dois postos acima do resultado da avaliação anterior. A universidade é a única gaúcha entre as 50 melhores. A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição mais bem colocada do Brasil e a segunda melhor da lista. O ranking faz referência a 2023 porque o trabalho pretende ser um guia para quem busca escolher onde estudar no próximo ano.
Os resultados foram baseados em diversos critérios de avaliação, como o número de trabalhos publicados por faculdade, quantidade de doutores no corpo docente, relação dos professores com os alunos e rede internacional de pesquisa.
Conforme a Quacquarelli Symonds, o ranking latino-americano deste ano é o maior já publicado, com 428 instituições em 20 países, acima das 418 de 2021. A Pontifícia Universidad Católica de Chile manteve o 1º lugar, com a USP 2º e a Universidad de Chile em terceiro.
O levantamento indica que o Brasil é o país latino-americano mais representado no ranking deste ano. Das 98 universidades brasileiras classificadas, 23 melhoraram posições, 24 caíram e 47 permanecem estáveis no último ano. Quatro universidades brasileiras entraram pela primeira vez no ranking este ano.
Confira as 20 melhores do ranking:
1. Pontificia Universidad Católica de Chile (Chile)
2. Universidade de São Paulo (Brasil)
3. Universidad de Chile (Chile)
4. Tecnológico de Monterrey (México)
5. Universidade Estadual de Campinas (Brasil)
6. Universidad de los Andes (Colômbia)
7. Universidad Nacional Autónoma de México (México)
8. Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
9. Universidade de Buenos Aires (Argentina)
10 .Universidad Nacional de Colombia (Colômbia)
11. Universidade Estadual Paulista (Brasil)
12. Universidad de Concepción (Chile)
13. Pontificia Universidad Católica del Perú (Peru)
14. Universidad de Santiago de Chile (Chile)
15. Universidad de Antioquia (Colômbia)
16. Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
17. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)
18. Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia)
19. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)
20. Universidad de Costa Rica (Costa Rica)