O início das aulas de 2022 será marcado pela exigência de passaporte vacinal contra a covid-19 para a entrada em quase todas as instituições federais de Ensino Superior localizadas no Rio Grande do Sul. A exceção é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde a determinação da reitoria se difere das orientações de outras faculdades. Entre as demais instituições, há aquelas que cobrarão a comprovação das doses já na hora da matrícula e outras que pedirão o documento logo em seguida.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a confirmação do processo de matrícula em disciplinas presenciais está condicionada à comprovação do esquema vacinal completo, ou seja, com, pelo menos, duas doses. O documento precisava ser apresentado por meio de cadastro dentro do sistema acadêmico Cobalto até a última quinta-feira (3).
Na hipótese da não efetivação do esquema vacinal completo decorrer de expressa contraindicação da vacina por motivo de saúde, regularmente comprovado por atestado médico, a matrícula poderá ser mantida. Nesse caso, o acesso às dependências da UFPel será condicionado à apresentação pelo estudante de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para covid-19 realizados nas últimas 72 horas.
A exigência do comprovante na hora da matrícula também ocorrerá para calouros do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Para os veteranos, a comprovação deverá ser apresentada até o primeiro dia de aula, sob pena de terem a matrícula trancada de forma compulsória.
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) já exige o comprovante de vacinação contra uma série de doenças para aqueles estudantes que se matricularem em disciplinas práticas ministradas em serviços de saúde. Para as aulas teóricas, previstas para serem retomadas a partir de 25 de abril, a instituição confirmou que exigirá a comprovação, mas ainda não definiu detalhes. No entanto, a tendência é de que o documento seja demandado já na hora da matrícula.
Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), depois de fazer a matrícula, o estudante deverá anexar o comprovante vacinal no Portal do Aluno. Caso não o faça, será impedido de acessar as dependências da instituição. Esse mesmo sistema será adotado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa).