A Universidade Feevale anunciou o retorno de 100% de suas atividades no formato presencial a partir de 3 de janeiro de 2022. Com isso, todas as aulas de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão retornarão aos três campi da instituição de ensino, que atua de forma remota ou híbrida desde 17 de março do ano passado.
Até o momento, instituições de ensino de grande porte, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mantêm a possibilidade de realizar as atividades de forma remota. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por sua vez, segue somente com aulas online.
A decisão da Feevale foi fundamentada na melhoria de indicadores epidemiológicos como a diminuição significativa do índice de transmissibilidade do vírus causador da covid-19, de internações em UTIs e de mortes causadas pelo coronavírus, diante da ampliação da vacinação da população brasileira. A Feevale informou que os protocolos de segurança serão mantidos e atualizados de acordo com as orientações das autoridades sanitárias.
Para viabilizar o dia a dia da comunidade acadêmica nos campi, a universidade está articulando com representantes de restaurantes, lanchonetes, farmácias e com responsáveis pelos transportes público e privado que atendem os três campi para que retomem o atendimento nos locais. A instituição possui dois campi em Novo Hamburgo e um em Campo Bom.
Apesar de manter suas atividades no formato remoto ao longo dos últimos 20 meses, a Feevale apoiou, durante o período, ações de combate à covid-19. A instituição fabricou equipamentos de proteção individual (EPIs), desenvolveu pesquisas e ofereceu testes em 40 municípios da região do Vale do Sinos.