Inicialmente previsto para ser divulgado nesta quarta-feira (28), o cronograma completo de volta às aulas em Porto Alegre será anunciado até o dia 7 de maio. O cronograma divulgado até o momento contempla apenas a volta das atividades presenciais para Educação Infantil e para o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental.
O cronograma para as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental em diante será preparado ao longo da próxima semana. Ainda não há data para os alunos dessas séries voltarem às atividades presenciais na Capital, mas está definição de que isso ocorrerá de forma escalonada.
Conforme levantamento da Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre (Smed), das 98 escolas próprias, 13 delas apresentam algum problema de cumprimento de regras sanitárias. Dessas, cinco têm, segundo a Smed, problemas graves que podem atrasar a retomada das aulas.
Para garantir que haja distanciamento mínimo entre os alunos, haverá um revezamento em cada turma. Assim, dependendo do espaço das salas de aula e da quantidade de alunos, cada estudante comparecerá na escola ao menos uma vez a cada cinco dias.
“A média de atendimento presencial de toda a rede será de 42% aproximadamente. Em alguns casos, o percentual pode chegar a até 65%, sendo o acesso de 100% dos alunos garantido em no máximo cinco dias”, diz orientação assinada pela secretária municipal da Educação, Janaina Audino.