Com o propósito de incentivar a leitura entre alunos da Educação Básica, professores de todo o Estado inscreveram 231 projetos no 7º Prêmio RBS de Educação, que hoje destaca os 10 finalistas na categoria Escola Privada. A criatividade na proposição dos assuntos e no desenvolvimento das atividades dentro e fora da sala de aula pautou os projetos, que abordaram a importância de temas como linguagem, história, poesia, cinema, clássicos literários, fotografia e emoções.
Junto dos 10 finalistas da categoria Escola Pública, divulgados ontem em ZH, os trabalhos concorrem a prêmios que totalizam R$ 41 mil. Em cerimônia programada para 4 de novembro, às 9h, no Farol Santander, em Porto Alegre, serão divulgados primeiro, segundo e terceiro lugares em escola pública; primeiro, segundo e terceiro lugares em escola privada; vencedor de escola pública por escolha da audiência; vencedor de escola privada por escolha da audiência; cinco menções honrosas (meio ambiente, cidadania, gênero, raça e inclusão).
Votação
Além de R$ 5 mil, o primeiro colocado de cada categoria receberá livros da editora L&PM. Todos os finalistas serão presenteados com R$ 1 mil e um leitor de livros digitais Kindle. A votação popular segue em andamento até o dia 30, e os interessados podem escolher seus projetos favoritos acessando o site do prêmio.
Realizado por Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o 7º Prêmio RBS de Educação tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Finalistas na categoria Escola Privada
A Linguagem que Serve para Viver
- Proposta: desenvolver a compreensão a respeito da importância da linguagem na vida através da leitura e da interpretação de textos verbais e não verbais.
- Colégio Santa Catarina, de Novo Hamburgo
- Professora: Melina Wasem Passos
As linguagens atribuem sentido a tudo o que circunda o ser humano, possibilitam que os significados sejam compartilhados e funcionam como um sistema de representação. São extremamente importantes, embora muitos não se conscientizem disso. Ser finalista me enche de alegria, gratidão e esperança.
A Segunda Guerra Mundial na Literatura
- Proposta: explorar diferentes perspectivas, enriquecendo o estudo do tema e promovendo o debate sobre as diversas faces da guerra.
- Colégio La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre
- Professor: Bruno Stelmach Pessi
O sarau mostrou que a leitura provocou inquietações, angústias e uma conexão profunda com os autores e as experiências relatadas nos livros. Houve um grande engajamento dos estudantes. Muitos relataram que a experiência de leitura mudou após o projeto.
Criando Mitos: Um Passeio pela História Mitológica Cebecense
- Proposta: levar os alunos a descobrirem o mundo da leitura e a se apropriarem das suas criações literárias.
- Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, de Porto Alegre
- Professora: Ilda Helena da Silva Pacheco
Os alunos mostraram interesse pelo livro Mitozoológico e se dedicaram a criar os seus próprios mitos com desenhos e textos. Ver meu trabalho valorizado, em um momento em que a educação está tão desprestigiada em nosso país, me motiva cada vez mais.
Desmiolados: Poesia e Patrimônio a partir da Obra Museu Desmiolado
- Proposta: mostrar que a poesia pode ser trabalhada em sala de aula de forma lúdica.
- Colégio La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre
- Professora: Raquel Krignl
Os alunos visitaram três museus, conectando a literatura à arte. Cumpre-se, neste projeto, o papel da literatura de provocar, fazer sentir e experimentar novas possibilidades no uso da palavra. Ser finalista significa, para mim, o reconhecimento de um trabalho realizado com amor e dedicação numa conjuntura educacional complexa e de pouca valorização do fazer docente.
Entre Poemas, Flores e Amores: Explorando a Poesia a partir do Livro A Caligrafia de Dona Sofia
- Proposta: incentivar a leitura de poemas e despertar o interesse dos alunos por esse gênero textual.
- Colégio La Salle Santo Antônio, de Porto Alegre
- Professora: Sílvia Wachholz Ayres
Além de despertar o gosto pela leitura de poemas, o projeto contribuiu para que o vocabulário das crianças fosse ampliado, e a comunicação, enriquecida. E, especialmente, contribuiu para que a sensibilidade fosse desenvolvidas e para que as emoções pudessem ser manifestadas. Estou orgulhosa e imensamente feliz!
Festival de Cinema Integrado UPF — Do Livro para a Telona
- Proposta: incentivar a leitura, a produção textual, a encenação, a filmagem e a produção de fotografia, cenografia, maquiagem e figurinos, além da interpretação e da adaptação de obras literárias para curtas.
- Centro de Ensino Médio Integrado UPF, de Passo Fundo
- Professora: Nara Marley Alessio Rubert
Considerando que o estudante de Ensino Médio tem apelos múltiplos para seu entretenimento, informação e busca de conhecimento, o festival oferece caminhos para a aproximação dos jovens com os escritores da literatura clássica.
Literarte: Literatura, Arte e Sabor
- Proposta: inspirar a leitura de um clássico literário, ampliar a capacidade argumentativa e crítica, desenvolver oralidade e expressão, criar um espetáculo.
- Avaec, de Veranópolis
- Professora: Silvia Maria Zanella
O crescimento foi evidenciado na expressão oral e corporal durante a apresentação do espetáculo, na criação e no fortalecimento de vínculos afetivos e na intensificação do sentimento de pertencimento à instituição. Sinto-me imensamente grata pela oportunidade de compartilhar com nosso Estado um projeto que é fruto de muito amor e dedicação.
Narrativas do Olhar
- Proposta: incentivar os estudantes a serem autores não somente de textos, mas também de imagens, refletindo sobre esses processos e seus instrumentos de criação.
- Colégio Farroupilha, de Porto Alegre
- Professora: Carolina da Silva Mendoza
Acredito que seja importante mostrar que a fotografia e a escrita vão além daquilo com que os estudantes estão acostumados a lidar no cotidiano. Atualmente, temos uma profusão de imagens e textos curtos nas redes sociais, mas raramente refletimos sobre o que geramos como conteúdo antes de postá-lo, especialmente os jovens.
Recontando a Cidade
- Proposta: fazer com que os alunos possam vivenciar a leitura literária de maneiras diferenciadas, percebendo-se como parte ativa.
- Colégio São Judas Tadeu, de Porto Alegre
- Professora: Mônica Klen de Azevedo
Foi um trabalho realizado desde o início do ano, com muito planejamento e colaboração, que proporcionou grande retorno na construção de conhecimento. Estar entre os finalistas é o reconhecimento de uma caminhada profissional em que a vontade de agregar e envolver toda a comunidade escolar sempre esteve presente.
Você Não Está Sozinho
- Proposta: incentivar a leitura através de um tema cada vez mais trazido por nossos estudantes, as questões emocionais. Nossa juventude grita por ajuda.
- Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Brasil, de Porto Alegre
- Professora: Camila Guterres Casses de Oliveira
Conseguimos abordar temas delicados como depressão, prevenção ao suicídio, sentimento de solidão, demandas cada vez mais presentes em nossa juventude. Ser finalista é realmente incrível. Estar entre os 10 já é maravilhoso!