A secretaria do Planejamento de Caxias do Sul pretende lançar em 45 dias novo edital para a construção da escola San Gennaro, que atenderá principalmente alunos do loteamento Rota Nova. A primeira licitação fracassou. Conforme o secretário Fernando Mondadori, o orçamento será atualizado para abertura de uma nova concorrência.
O valor orçado no último edital era de R$ 5,7 milhões, com recursos do programa de reassentamento das famílias. De quatro empresas que se candidataram, apenas uma foi habilitada após a apresentação de documentos. No entanto, essa empresa foi posteriormente desclassificada por informações que faltaram no cálculo da proposta apresentada.
O espaço onde a nova escola de ensino fundamental será erguida fica a cerca de 500 metros do loteamento, para onde 420 famílias se mudaram das margens da Rota do Sol entre setembro e agosto do ano passado. O projeto prevê 18 salas de aula, com capacidade para 30 alunos cada.
Conforme a secretaria da Educação, aproximadamente 200 estudantes que vivem no Rota Nova são atendidos pelo transporte escolar gratuito. Esse sistema continuará funcionando até que a nova escola seja entregue. A maior parte dos estudantes tem aula na escola 19 de Abril, no bairro Cidade Industrial. Outras escolas que recebem os alunos que moram no Rota Nova são a Dolaimes Stédile Angeli - CAIC, Angelina Sassi Comandulli e Machado de Assis.