A intenção da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) de direcionar alunos para Farroupilha a partir do processo seletivo deste ano não se confirmou. A unidade da instituição permanece em Caxias do Sul e vai oferecer 40 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Mesmo assim, a Uergs mantém a intenção de se instalar em um prédio da mitra diocesana, que fica no acesso secundário ao santuário de Caravaggio, próximo ao Ginásio do Saturno, em Farroupilha.
O diretor do Campus Regional II, Rodrigo Koch, explica que a expansão da Uergs em Caxias é prejudicada pela falta de espaço no Instituto Cristóvão de Mendoza. Segundo ele, a transferência para Farroupilha depende de obras no prédio em negociação e também de trâmites burocráticos. Embora a instituição seja mantida pelo Estado, o professor diz que as negociações são para que a prefeitura de Farroupilha assuma os custos com as intervenções na estrutura.
— A Uergs está em busca de espaços próprios e melhores, mas a situação é que as prefeituras têm de abraçar a causa. Se depender do Estado, vai demorar muito — afirma.
A prefeitura de Farroupilha diz que tem interesse em receber a Universidade, mas que não tem como arcar com todos os custos. Segundo o chefe de gabinete, José Adamoli, as obras estão orçadas em cerca de R$ 2 milhões.
— O poder público de Farroupilha não fará esse investimento sozinho. Isso é inquestionável — aponta.
Conforme Adamoli, a prefeitura solicitou informações sobre quais obras são necessárias para iniciar as atividades no município, sem que todo o projeto seja executado de uma só vez.
No ano passado, a Uergs também chegou a avaliar a migração de São Francisco de Paula para um município da Região das Hortênsias. Mas a prefeitura conseguiu recursos e iniciou obras de ampliação em uma das duas escolas que a Uergs ocupa no município. Um pavilhão, que estava desocupado na escola Antonio Francisco da Costa Lisboa, receberá novas salas de aula, laboratório e área administrativa.
Outra mudança prevista pela Uergs na Serra era a troca de prédio em Bento Gonçalves. A direção da Universidade pretende transferir as atividades da escola Bento Gonçalves para o Colégio Landell de Moura. Esse processo também segue em tramitação burocrática, conforme a direção Uergs.
Processo seletivo
Na Serra, o próximo processo seletivo da Uergs soma 120 vagas confirmadas até agora. Em Caxias do Sul, são 40 vagas para Ciência e Tecnologia de Alimentos; em Bento Gonçalves, 40 para Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; e em São Francisco de Paula, 40 para Gestão Ambiental. As inscrições abrem no dia 29 de janeiro no site do Sisu.