Confusão, tumulto e troca de acusações marcaram a reunião organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, na noite de terça-feira (5). O objetivo do encontro era definir a formação de uma comissão eleitoral e o cronograma para as próximas eleições do diretório. Alguns interessados em participar da reunião, porém, relatam que foram barrados pelo DCE.
Entre eles está a advogada Ana Luíza Teixeira Nazário, ligada ao Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da universidade. Ela acompanhava um representante acadêmico da faculdade, mas não teve a entrada autorizada. De acordo com o DCE, apenas a gestão do diretório e um representante acadêmico de cada curso poderiam participar da reunião.
— O advogado tem prerrogativa profissional de acompanhar o cliente em todo e qualquer ato. E, se o centro acadêmico foi convocado, nós também teríamos o direito de participar — afirmou Ana Luíza, garantindo que a presença de um advogado era importante porque se tratava de um assunto relevante para a comunidade acadêmica da PUCRS.
Para o presidente do DCE da PUCRS, Matheus Xavier, a presença de advogados de centros acadêmicos e de estudantes que não teriam vínculo com a universidade teria sido combinada para tumultuar a reunião do diretório.
— Foi tudo ato orquestrado, tentaram fazer de uma reunião de conselho um ato político. Havia uns 50 militantes e representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) que nem são alunos da universidade tumultuando — disse Xavier.
A advogada relatou ainda ter sido agredida quando tentava entrar na reunião. Para o presidente do DCE, ela "se jogou". Ambos afirmam ter provas em vídeo que comprovam suas posições. Ana Luíza disse que registrou ocorrência por lesão corporal e fez exames na tarde desta quarta-feira (6). Xavier também afirma ter registrado boletim de ocorrência.
A PUCRS emitiu uma nota sobre o assunto:
"A PUCRS, por meio da área de Relacionamento Discente, acompanha e media todas as atividades junto à representação estudantil, e esteve presente, nesta terça-feira, 5 de dezembro, na reunião promovida pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Embora reconheça a independência da entidade, a mediação foi fundamental, com apoio da equipe de segurança, a fim de evitar um conflito maior. A Universidade segue acompanhando os encaminhamentos junto ao DCE e aos demais centros e diretórios acadêmicos."