Venceu a situação na eleição do Centro dos Professores do Estado Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato), realizada na terça (27) e na quarta-feira (28): a atual presidente, Helenir Aguiar Schürer, da Chapa 2 – Cpers Unido e Forte, conquistou um mandato de mais três anos à frente da maior entidade sindical do sul do Brasil. Às 15h desta sexta-feira (30), quando o total de urnas apuradas era de 92%, Helenir tinha 55% dos votos, contra 38% da segunda colocada, a ex-presidente Rejane Silva de Oliveira.
Aos 63 anos, a canoense Helenir exibiu na campanha, como conquistas de seu primeiro período na presidência, as melhorias nas condições financeiras do sindicato, com acerto de dívidas e prestação de contas online, e ações na área pedagógica, como as mostras de trabalhos escolares.
Leia mais:
Quem está à frente das chapas que disputam as eleições do Cpers
Oposição se une para disputar eleição no Cpers
Criticada por seus oponentes por manter uma postura "branda" em relação ao governo estadual, ela promete ser implacável com o Piratini. Para amenizar divergências dentro da entidade, Helenir, que já dirigiu um núcleo em Santana do Livramento e hoje vive em Porto Alegre, pretende ampliar as discussões com a base.
– Quero agradecer a nossa categoria. Essa vitória foi o resultado de um trabalho que a gente desenvolveu por três longos anos. Vamos continuar nessa construção de um sindicato respeitado, forte, que se aproxima cada vez mais da base, com uma discussão pedagógica, corporativa e de direitos dos trabalhadores – disse a presidente reeleita.
Além de Rejane, que esteve à frente do sindicato por dois mandatos, de 2009 a 2014, e concorreu pela Chapa 1: A Categoria em Primeiro Lugar, Unida para Lutar – Oposição, Helenir disputou a eleição com Lucas Cortozi Berton, da Chapa 4: Construção pela Base – Por um Cpers Organizado pela Base e de Luta pelo Socialismo, e Tânia Mara Magalhães Freitas, da Chapa 5: Lutar Sempre.