Em 2020, escolas e universidades do mundo inteiro tiveram de adotar modelos de ensino remoto por conta da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de covid-19. Com o avanço da vacinação no Brasil, estudantes e instituições nacionais de Ensino Superior já sonham com a possibilidade de retomar as aulas presenciais em 2022.
Mesmo em meio às dúvidas que marcam o retorno às salas de aula no primeiro semestre deste ano por parte do público e dos complexos educacionais, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está preparada para a retomada de suas atividades (presencialmente ou de forma remota) da melhor forma possível, a partir de 3 de março. Tudo vai depender das decisões dos órgãos públicos e entidades ligadas à educação.
– Mesmo que haja uma forte tendência de retorno pleno à presencialidade já no início do semestre, esta volta transcende a somente um desejo da Ulbra ou de qualquer outra instituição. A universidade tem cumprido regiamente as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), bem como as orientações dos órgãos públicos sobre esta questão. Além disso, acompanha os resultados e as orientações da comunidade científica sobre a covid-19 – afirma o reitor da Ulbra, Thomas Heimann.
O dirigente explica que, caso o cenário pandêmico se mostre desfavorável, a universidade fará o uso de sua expertise na continuidade do formato remoto, já consolidado como case de sucesso na instituição.
– O que pode ser garantido é o compromisso da Ulbra com a manutenção e o aprimoramento contínuo da sua excelência acadêmica, independentemente da metodologia que será utilizada no reinício das atividades letivas em 2022 – destaca Heimann.
Pronta para qualquer cenário
Atualmente, a Ulbra oferece cursos nas modalidades presencial e EAD, em áreas como saúde, engenharia, tecnologia da informação, ciências sociais e aplicadas, humanidades e licenciaturas. De acordo com a universidade, todas as opções são baseadas em metodologias dinâmicas, que garantem a qualidade de ensino em qualquer cenário.
O superintendente de Desenvolvimento Educacional da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, explica que, há quase duas décadas, a instituição percebeu que profundas mudanças estavam acontecendo nas relações pessoais e profissionais pelo acelerado surgimento de novas tecnologias. Por isso, desde meados dos anos 2000, reinventa suas metodologias combinando fatores presenciais e EAD.
– É por isso que a pandemia não pegou a Ulbra desprevenida. Em poucos dias, em março de 2020, conseguimos reprogramar atividades impossibilitadas pelas regras de distanciamento, sem prejuízos na aprendizagem da maioria dos estudantes. Isso foi possível porque a universidade estava preparada, antecipando uma situação que a pandemia apenas acelerou, mas que já estava sinalizada no horizonte há vários anos – afirma Rieth.
Mais opções e suporte para os estudantes
Além de aprimorar a qualidade do ensino, as metodologias adotadas pela Ulbra contemplam as preferências dos acadêmicos. Isso significa que o aluno pode estudar do seu jeito, adequando sua disponibilidade de tempo à necessidade de aprendizado.
Para Rieth, a customização e a personalização dos serviços educacionais é um caminho sem volta. O superintendente destaca que, independentemente da modalidade ou do curso escolhido, a Ulbra promove uma aprendizagem por competências, na qual os conhecimentos estão intrinsecamente ligados às habilidades, às atitudes e aos valores.
A universidade também aposta em fatores como interação e humanismo. Por isso, está sempre atenta aos cenários que podem gerar ansiedade nos alunos, como as dúvidas em relação à retomada das atividades presenciais.
De acordo com Heimann, é importante que a educação humanizada leve em consideração os sentimentos e as angústias de sua comunidade acadêmica. O reitor da Ulbra destaca que os tempos atuais exigem dos indivíduos o desenvolvimento de novas habilidades, dentre as quais adaptabilidade, criatividade e inovação diante da imprevisibilidade da vida.
– Este conjunto de atitudes fortalece a nossa resiliência e nos permite enfrentar e superar os desafios e as dificuldades que surgem em nosso caminho. A Ulbra assume também este compromisso. Mantemos em nossa estrutura, por exemplo, um Núcleo de Apoio Discente (NADi) e um Núcleo de Apoio Docente (NAD), que oferecem suporte psicológico na instituição. Já no Centro Multiprofissional, por meio da clínica-escola de Fisioterapia, passamos a oferecer, em 2021, um atendimento gratuito para reabilitação pós-covid. São algumas ações que conduzimos para o bem-estar da comunidade, dos nossos alunos, professores e colaboradores – finaliza.