Pelo terceiro mês consecutivo, o Rio Grande do Sul registrou em setembro saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Foram 10.238 vagas criadas, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na tarde desta quarta-feira (30).
Após as perdas causadas pela enchente, o Estado voltou a registrar mais contratações do que demissões em julho, quando 6.685 postos foram criados. Em agosto, o resultado positivo se repetiu, com 10.413 vagas geradas. O saldo acumulado desses três meses (27.336), porém, ainda é inferior à perda registrada entre maio e junho, quando houve 30.527 desligamentos a mais do que admissões.
Em setembro, o resultado positivo foi puxado principalmente pelo setor de serviços, que responde por mais da metade do saldo, e pelo comércio, enquanto a indústria registrou mais um mês com demissões superando as contratações. No acumulado do ano, o Rio Grande do Sul tem saldo de 65.984 vagas criadas.
No Brasil, após a criação de 239.113 vagas em agosto, o mercado de trabalho formal registrou um saldo positivo de 247.818 carteiras assinadas em setembro.