Em uma tarde de celebração dos resultados de 2023 e de projeções para 2024, o Grupo RBS reuniu líderes, comunicadores e membros do Comitê Executivo e do Conselho de Representantes. Realizado no Grezz, Espaço Multicultural, na quarta-feira (20), o tradicional Encontro de Líderes foi conduzido pelo CEO da RBS, Claudio Toigo, e pela mestre-de-cerimônias Alice Bastos Neves, e destacou o ciclo de crescimento da empresa e a transformação digital em curso.
Com a meta de dobrar os resultados do digital em três anos, foi anunciada em 2023 uma frente de 11 iniciativas. O objetivo é ampliar ainda mais a relevância e o protagonismo das marcas de Jornalismo, Esporte e Entretenimento no digital, apostando em novos conteúdos e formatos, bem como na renovação do portfólio comercial. Para isso, mais de cem novas posições serão abertas em 2024.
— Estamos investindo no desenvolvimento das pessoas da empresa e em uma profunda transformação digital para seguirmos manifestando o nosso propósito, mantendo o papel essencial que exercemos na comunidade — destacou Toigo.
Entre dezenas de conquistas, foram destacadas a liderança de audiência em todos os veículos de Jornalismo e Esporte do Estado, em 2023, com três rádios no pódio das mais ouvidas na Grande Porto Alegre, com a Gaúcha em primeiro lugar, seguida por Atlântida, na segunda colocação, e 92, em terceiro lugar. Este também foi o ano da renovação dos três telejornais locais e consolidação do projeto Bem Pra Ti, com 18 edições, e de grandes coberturas, como a das enchentes que assolaram o Estado.
Como spoiler do que está por vir em 2024, foram anunciadas novidades para maio, quando Zero Hora completa 60 anos: uma “revolução do projeto impresso e do projeto de GZH”, nas palavras de Toigo.
Na ocasião, foram apresentados os resultados e projetos da RBS Ventures, media capital do Grupo RBS. Maurício Sirotsky Neto, membro do Conselho de Representantes e sócio-fundador da RBS Ventures, salientou que o mercado reconheceu o modelo media for equity: com pouco mais de um ano, a media capital do Grupo RBS encerra 2023 com seis empresas investidas e está em estágio avançado de negociação com mais de 15 oportunidades de negócio.
Em nome do Conselho de Representantes, o vice-presidente Fernando Tornaim destacou a sintonia entre conselheiros e gestão da empresa. Membro do Conselho e Publisher, Nelson Sirotsky reforçou a importância do novo modelo de governança, que se reflete no que classificou de desempenho extraordinário do Grupo em 2023:
— Nosso objetivo é criarmos um modelo de governança que dê suporte à continuidade da nossa empresa, acreditando no futuro do nosso negócio, no futuro da comunicação, no futuro do Rio Grande do Sul e, especialmente, nas nossas pessoas.
Reconhecimentos
As mais de 200 pessoas presentes homenagearam o acionista Pedro Sirotsky, que completou 50 anos de casa. Ao lado de familiares, Sirotsky recebeu o troféu de jubilado e um quadro que retrata o período em que esteve à frente do programa Transasom, nos anos 1970. Ao longo desse período, Pedro foi chave na construção da linha editorial da Rádio Gaúcha, na criação da rádio Atlântida e se dedicou à gestão empresarial dos veículos em Santa Catarina.
No encontro, Pedro também inspirou o público com a performance Mr. Dreamer – A Vida, os Ciclos e a Música, na qual fala de seu amadurecimento como comunicador e como empresário, contextualizando sua história com a do rock.
Ao final, o acionista Fernando Ernesto Correa recebeu o reconhecimento por seus 60 anos de história na RBS. Jornalista e advogado, Correa teve participação decisiva na consolidação da empresa.
O acionista Jayme Sirotsky entregou o troféu de jubilado ao amigo de longa data. Ao discursar, o homenageado ressaltou a importância da liberdade de imprensa e do compromisso do jornalismo com a veracidade da informação.