Em 1995, o talento da professora de artes Márcia Elisa Fração Lago, aliada a flexibilidade de horários que tinha, fez nasceu uma tradicional empresa de Santa Maria. A hoje Praxis, começou como VistoMania, com roupas casuais, voltadas para adultos. As peças produzidas eram vendidas na escola em que ela trabalhava. O negócio foi dando certo e o marido, Celso Rubem Lago, também passou a se dedicar a ele. Em 1999, o casal resolveu mudar o foco e apostou na linha de roupas esportivas, que estava em crescimento. Deu mais do que certo. O nome VistoMania deixou de existir e, em 2001, surgiu a Praxis. O casal foi o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana. Confira abaixo a entrevista na íntegra.
Além dos dois diretores, são 50 funcionários que atuam na produção e nas duas lojas da marca na cidade. A Praxis chega a produzir até 15 mil peças de roupas das suas diversas linhas mensalmente. Elas abastecem as lojas próprias, mas também o atacado em todo o Rio Grande do Sul e outros estados, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A Praxis tem linhas para homens, mulheres, crianças e gestantes. São camisetas, blusas, bermudas, calças, leggings, corsários, saias, vestidos, shorts, tops, blusões e agasalhos. Tudo voltado para a prática de atividades físicas. Para crianças, o foco é em roupas para o dia a dia. E a linha gestante ajuda as mulheres no momento da amamentação.
- O maior foco é a linha esportiva feminina. A linha masculina entrou no mercado há bastante tempo e está crescendo a cada ano expressivamente. Temos uma clientela muito grande na linha masculina, principalmente nas lojas, porque ele (cliente) tem acesso ao produto e ele retorna. A linha infantil entrou há cinco anos, atendendo mais ao consumo do dia a dia das crianças. A linha gestante surgiu quase junto, para atender as gestantes com uma linha de amamentação com blusas que favorecem esse momento - explica Márcia, que é responsável pelo setor de desenvolvimento das peças.
Segundo eles, a produção era feita 100% em Santa Maria há cerca de cinco anos. Hoje, o desenvolvimento e o corte é feito em Santa Maria. A parte de conclusão, com costura, é fechada por terceirizados, representando cerca de 65% do processo. Isso se deve, conforme o casal explica, a uma questão de custo e também de mão de obra, já que a região não é um polo têxtil.
Eles destacam que as roupas Praxis são altamente tecnológicas, pensando no bem-estar e conforto dos clientes na hora da prática de exercícios físicos.
As lojas da Praxis estão na Rua Orlando Fração, 89, e na Rua Alberto Pasqualini, 25, em Santa Maria. Os produtos também podem ser adquiridos pelo site usepraxis.com.br.