As oportunidades de investimento para o Estado e a busca por soluções para superar os desafios burocráticos e regulatórios que impedem a implementação dessas aplicações estão no foco da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Diante desse contexto, a entidade concebeu o Fórum Estadual de Investimentos, um evento que se propõe a abordar questões cruciais de infraestrutura para impulsionar a produtividade no cenário gaúcho.
O fórum está programado para ocorrer nesta terça-feira (14), das 9h às 17h30min, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre. Um dos temas em pauta será a relação do transporte fluvial e dos portos.
— Nosso foco é identificar e retirar os obstáculos que impedem uma navegação eficiente com possibilidade do porto de Rio Grande receber grandes navios e ampliar o volume de cargas — explicou o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa.
Com uma programação robusta, o fórum preparou painel para tratar dos investimentos previstos para o Rio Grande do Sul, com a presença de representantes das Câmaras de Comércio da Alemanha, da Argentina, dos Estados Unidos, da Itália e de Israel.
— Será um evento vanguardista, pois trará a visão de investidores — destacou o coordenador do Fórum Estadual de Investimentos e diretor da Federasul, Altair Toledo.
Outros temas a serem abordados incluem parcerias público-privadas e fundos de investimento. O evento contará com a presença do presidente da Airbus, Gilberto Peralta, além de outros líderes.
O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, também será palestrante, assim como os secretários de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ernani Polo, de Governança e Gestão, Danielle Calazans, e da Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.