O empresário Flávio Augusto da Silva recebeu o Prêmio Libertas, na noite desta quinta-feira (13), durante o primeiro dia do 36º Fórum da Liberdade. A honraria é concedida a empreendedores com trabalho marcado pela valorização dos princípios da economia de mercado e pelo respeito ao Estado de direito democrático.
O empresário iniciou sua fala destacando o evento, saudando o trabalho de “jovens ousados que querem fazer acontecer no Brasil”. Silva citou a importância da livre iniciativa e dos conceitos da liberdade:
— Nunca é demais repetir que é através da sua livre iniciativa que nós sustentamos o Estado. E não o contrário.
O empresário também citou a importância da ambição, destacando que essa palavra é demonizada e distorcida por parcela da sociedade. Segundo Silva, a ambição é desejo e um instrumento importante para desenvolvimento:
— O mundo que nós conhecemos é resultado da ambição de homens e mulheres corajosos que assumiram riscos para colocar seus projetos no papel.
O executivo afirmou que erros, fracassos e problemas enfrentados durante o processo de empreender também carregam aprendizados, que fazem a próxima investida ter mais chances de dar certo. Nesse sentido, Silva salientou a importância dos empreendedores no Brasil:
— Esses homens e mulheres que colocam seu pescoço em risco são absolutamente necessários no país porque são eles que, ao custo do seu próprio risco, defendendo a sua ambição, seu sonho, vão gerar empregos, pagar impostos para sustentar a máquina estatal.
O empresário citou mais de uma vez que é necessário estimular a ambição e que “desejar o mundo do próximo não é pecado”. Ele destacou esse lema enquanto contava a história de uma oportunidade na qual acompanhou a rotina de um ex-chefe quando era jovem, que despertou o desejo nele de melhorar de vida, porque descobriu que aquele estilo de vida existia.
— O Brasil precisa de homens e mulheres que querem mais. Que sonham mais. Para isso, você que já conquistou alguma coisa tem o dever moral de trazer um garoto da periferia como eu era para conhecer a vida que você já tem, porque ele pode desejar essa mesma vida que você conquistou — reforçou.
Flávio Augusto da Silva é fundador da rede de escolas de línguas Wise Up, uma das maiores do país. O empresário também é escritor e ex-proprietário do time de futebol Orlando City, que disputa a Major League Soccer, nos Estados Unidos. Além da atuação como empreendedor, Silva é conhecido pela grande interação com as redes sociais, onde costuma publicar dicas de investimento e empreendedorismo.
— O teu trabalho de levar os jovens a correr os riscos e serem ambiciosos é que faz tu merecer muito fortemente o Prêmio Libertas — afirmou a vice-presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Fernanda Ritter.