O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, adotará a partir de julho um sistema de transferências monetárias instantâneas semelhante ao Pix, o "FedNow". O programa começará a ser implementado pelas instituições bancárias na primeira semana de abril, com a certificação dos participantes.
O sistema está sendo testado desde setembro do ano passado. Assim como o Pix, o FedNow funcionará 24 horas por dia e sete dias por semana, permitindo transferências monetárias a qualquer momento.
— O lançamento do FedNow permitirá todas as instituições financeiras participantes, da menor à maior, de todos os cantos do país, a oferecer uma solução moderna e instantânea — afirmou o primeiro vice-presidente do Fed, Ken Montgomery, ao site da instituição.
Com a implantação do serviço, o Fed pretende aumentar o número de correntistas no país, oferecendo facilidade, segurança e rentabilidade à população. No Brasil, conforme a Exame, o Pix trouxe um aumento de 77% no número de correntistas desde a sua disponibilização.
De acordo com o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, o sistema brasileiro gerou interesse de Argentina, Colômbia, Chile e do Banco de Compensações Internacionais (BIS). O Canadá acenou para o Brasil com o desejo de obter mais detalhes sobre o serviço, consolidado por aqui.