O Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) recebeu nesta terça-feira (23) o primeiro dia da 39ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas), que voltou a ser presencial em 2022 depois de dois anos. Desde 2019, o evento não ocorria em virtude das restrições provocadas pela pandemia de coronavírus. A largada da feira, durante a manhã, contou com a presença de Samy Dana, economista renomado que esteve à frente da palestra Psicologia Econômica: Como as Pessoas Tomam suas Decisões de Compras.
A expectativa é de que 17 mil pessoas tenham passado no dia inicial do evento — que espera terminar os três dias de feira com 55 mil pessoas, o que seria o maior público da história. Os organizadores também estimam que pelo menos R$ 560 milhões em negócios sejam movimentados até a próxima quinta-feira.
O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, salientou que o grande objetivo da feira é "botar comida na mesa do cidadão", ressaltando a participação do pequeno varejo, pela primeira vez, na Expoagas.
— O nosso foco é botar comida na mesa do cidadão. A tecnologia está mais acessível, a velocidade é mais rápida, mas o cliente está precisando comprar comida. É isso que a gente quer, proporcionar mais empregos e que o pequeno empreendedor tenha essa oportunidade também. É um evento com a cara do pequeno varejo. Temos cursos que buscam a qualificação, produtos. Os expositores estão vindo aqui com muitas ofertas e promoções para realmente o cliente já botar em prática nesse final de semana. O pequeno expositor, pela primeira vez, está participando da feira. É uma experiência nova para ele — explicou Longo.
O evento trouxe pessoas do ramo supermercadista de inúmeros Estados, como é o caso de Lucas Dias, paulistano, que trabalha na Scantech, empresa que conecta varejo e indústria por meio de dados.
— Nesse primeiro dia, estou achando um evento bem legal. É uma feira com bastante variedade de material e também que nos mostra uma tecnologia nova, que pode nos ajudar no nosso serviço e mercado.
Fornecedor do ramo, Luis Eduardo Aires, salientou o fluxo de pessoas nas primeiras horas de feira, mas ressaltou a menor atenção dada ao maquinário.
— A gente vê uma concentração de pessoas, que buscam seus interesses comerciais. Tem um fluxo interessante por aqui. Só achei que focaram muito no ramo alimentício e deixaram de lado o maquinário, que também é muito importante.
Entre os 458 expositores, os voltados à tecnologia chamavam a atenção das pessoas, que queriam testar as novidades, como a experiência no metaverso, levada à feira pela Meta4Chain (confira abaixo).
Passado o dia de abertura do evento, a quarta-feira (24), além da visitação à feira, também terá outras duas palestras magnas. Às 9h, Luis Pondé comandará A Era da Ansiedade: o Desafio da Mudança, Tensão Ética e Comportamental. Depois, às 10h30min, será a vez de Sergio Alvim (SA Varejo), Caio Cesar Lira (Mart Minas), Julio Lohn (Mundial Mix), João Claudio Andrade (Rede Mix) e Leonardo Taufer (IMEC) falarem sobre Como Transformar o Mindset e os Resultados da Área Comercial.
As novidades tecnológicas vistas na Expoagas
Robbo-Tel
Mais do que o robô (que tem um jeito convidativo para interação), o que está proposto pelo grupo Telecon na feira é um sistema de cadastro inteligente para os empreendedores. O objetivo da empresa é implementar ferramentas para ajudar na gestão e tributação da companhia, garantindo que o supermercadista esteja pagando o tributo certo e tendo assertividade na administração dos produtos.
Metaverso Experience
O espaço organizado pela Meta4chain, responsável pela produção de tecnologias e soluções para metaverso, em parceria com a Nestlé, leva o público para dois espaços. Enquanto usa um óculos e segura em dois controles (como aqueles de videogame), o usuário pode dançar com um boneco, que repete todos os movimentos, ou então atirar em alvos no espaço — apenas movimentando os pés e também os dedos das mãos. Ainda que a experiência não tenha sido voltada especificamente para o varejo na feira, já existem companhias que usam o sistema para vendas.
Carrinho inteligente
Produzido pela Nextstop, empresa de Americana, em São Paulo, o objeto tem como objetivo facilitar a compra e implementar um self-service para o consumidor, buscando uma operação rápida e "sem atrito" (termo utilizado para quando não existe contato com os atendentes).
O processo funciona com o consumidor passando o produto no leitor de código de barras e QR code presente no painel de acesso, inserindo a mercadoria dentro do carrinho, que conta com quatro câmeras (uma em cada lado), para efetuar o reconhecimento. O carrinho também tem uma balança para realizar a conferência do peso — caso tenha algo errado, o consumidor precisará falar com algum atendente para fazer a liberação. O carrinho inteligente já é utilizado por quatro clientes no mercado varejista.
39ª edição da Expoagas
- Onde: Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre
- Quando: Dias 23, 24 e 25 de agosto
- Horário: Das 12h às 21h ocorre a feira de negócios. No período da manhã, a partir das 9h, o evento conta com palestras.
- Inscrição: a pré-inscrição gratuita para varejistas encerrou. Agora, o processo deve ser feito na hora do evento, com os seguintes valores: R$ 30 para varejistas sócios da Agas e R$ 50 para não sócios. Para visitantes em geral e fornecedores o valor é de R$ 300. Esses valores garantem acesso aos três dias de feira e às palestras.