O Banco Central (BC) informou recentemente, em nota, que ainda não há data prevista para a segunda fase de consultas ao dinheiro esquecido nos bancos, por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR). O início estava marcado para 2 de maio, mas acabou sendo adiado devido à greve de servidores da instituição bancária. As informações são do G1.
De acordo com o BC, assim que a instituição conseguir reorganizar o cronograma de desenvolvimento das melhorias do SVR, haverá a divulgação, com antecedência, de uma data para a abertura da segunda fase.
Na primeira fase do serviço, ficaram disponíveis R$ 4 bilhões para cerca de 30 milhões de pessoas, entre físicas e jurídicas. Para a segunda, o BC estima que há R$ 8 bilhões em valores esquecidos. O dinheiro de resgate advém dos seguintes recursos remanescentes:
- Contas correntes ou de poupança encerradas (com saldo disponível);
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados relativos a grupo de consórcios encerrados;
- Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pela instituição bancária com o BC.
Primeira fase
A primeira etapa do serviço se encerrou em 16 de abril. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, até 24 de março, 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas solicitaram o resgate de valores a receber, o que totalizou R$ 245,8 milhões.
Entre as pessoas físicas que solicitaram a devolução, 2.516.990 pediriam por transferência via Pix, totalizando R$ 205.099.139,18. Já 328.947 optaram por receber pelas próprias instituições bancárias, somando R$ 34.370.940,12.
Com relação às pessoas jurídicas, 5.113 preferiram a devolução dos valores (R$5.012.975,84) via Pix, enquanto 1.059 optaram pelo recebimento por dados de contato das instituições bancárias, totalizando R$ 1.326.419,82.
Segunda fase
Pessoas físicas ou jurídicas que tenham perdido o prazo para solicitar a devolução do dinheiro na primeira etapa poderão fazer o resgate na segunda fase. O BC informou que não há risco dos valores serem perdidos, porque eles são guardados pelas próprias instituições financeiras.
Para a segunda fase, estão previstas as seguintes mudanças:
- Não haverá necessidade de agendamento, como ocorreu na primeira fase. Será possível pedir o resgate dos recursos no momento da consulta;
- O sistema contará com informações novas que serão repassadas pelas instituições financeiras. Com isso, até mesmo quem já fez o resgate dos recursos ou não tinha valores a receber na primeira fase, poderá consultar novamente o sistema, já que os dados serão atualizados e é possível que apareça um recurso novo.
Como fazer o resgate dos recursos
GZH preparou um tutorial para o saque dos recursos, que poderá ser realizado assim que o sistema normalizar. Seguem as etapas:
- Acesse o site do "valores a receber"
- Para consultar se há valores para receber, utilize o cadastro da pessoa física (CPF) e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa
- Se tiveres algum valor a receber, o sistema irá informar a data para realização do saque. Anote e não esqueça do dia informado
- Se nunca tiveres feito login no domínio gov.br, realize o cadastro no site, de forma gratuita, ou pelo aplicativo, disponibilizado no Google Play ou App Store. Para a solicitação dos recursos, é preciso de um cadastro nível prata ou ouro
- Com o cadastro feito, é só voltar ao site do valores a receber na data informada e utilizar o login para acessar o sistema
- Sabendo o valor disponível, é só solicitar a transferência do recurso
- Se esqueceres ou não fizeres o resgate na data informada, é possível acessar o site em outro dia, que o sistema irá informar uma nova data.