Ao acessar o sistema Valores a Receber, do Banco Central, feito para consultar saldos esquecidos em instituições bancárias, é necessário possuir conta na plataforma Gov.br no nível "prata" ou "ouro". Quando se faz o cadastro pela primeira vez, o usuário começa pela categoria "bronze". Segundo o Banco Central, o objetivo é evitar fraudes, porém há quem esteja enfrentado dificuldades para atender os requisitos de segurança e avançar de categoria.
Alguns usuários reclamam que o celular não possui as tecnologias necessárias para validar o cadastro, como uma câmera que consiga fazer o reconhecimento facial. Outros, em sua maioria idosos, têm dificuldades para acessar o portal e fazer os passos que o Ministério da Economia exige.
A mãe de Eduardo Provin, de Esteio, na Região Metropolitana, passa por estes problemas. Mesmo com a ajuda do filho, Norcy Maria Provin Ulrich, 73 anos, não consegue fazer o aumento no nível de sua conta pois não possui nenhuma validação exigida pelo sistema gov.br. A aposentada não tem mais contas em bancos pois recebe o benefício por um cartão do INSS.
— Eu cadastrei ela, fiz todo o processo, porém para saber qual o valor ela tem a resgatar tem que ter a classificação prata ou ouro no gov.br. A carteira de identidade dela é antiga e ela não tem CNH pois nunca dirigiu. Ela recebe a aposentadoria pelo Itaú, mas é um cartão de benefício, não tem vínculo com conta — disse Eduardo.
No total, 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm direito a receber algum dinheiro.
Ao Jornal Nacional, o diretor de Identidade Digital do Ministério da Economia disse que nesse primeiro momento só é possível fazer a progressão de maneira virtual.
— Quanto mais pessoas a gente conseguir resolver pelo digital, melhor vai ser a experiência pelos demais canais. Num segundo momento, o Banco Central vai orientar as demais pessoas que, por ventura, não conseguirem e qual será o processo para elas — afirma Luiz Miyadaira.
O Banco Central disse que vai tratar de situações específicas em uma próxima fase, ainda sem data, e que não há risco de perda dos valores.
Como fazer o aumento de nível
Pelo computador, o cidadão precisa acessar o site www.gov.br e digitar o CPF e a senha. Para ver seu nível, basta clicar em Privacidade e, depois, em Selos de confiabilidade. Pelo aplicativo de celular, ao visualizar o quadro azul, onde está o nome, é clique em Aumentar nível e, em seguida, Aumentar nível da conta.
Como obter nível prata
O nível prata é obtido por meio de:
- Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
- Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado
- Validação dos dados com usuário e senha do Sigepe, se o cidadão for servidor público federal
Como obter nível ouro
O nível máximo de segurança pode ser através de:
- Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral
- Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil
Produção: Guilherme Gonçalves