Para fazer a consulta inicial no Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central, basta informar o CPF ou CNPJ. Porém, aqueles que tiverem valores esquecidos vão precisar fazer um cadastro no portal Gov.br ou pelo aplicativo para acessar o sistema e solicitar o resgate na data e período agendados.
As contas gov.br são divididas em categorias ouro, prata e bronze, dependendo do nível de segurança conquistado. O padrão ao entrar no serviço é ter o acesso bronze. No entanto, para consultar e solicitar o resgate do dinheiro será necessário ter o nível ouro ou prata.
O login prata ou ouro exige maior nível de segurança, como reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados e a serviços mais sensíveis.
Passo a passo para obter
A criação da conta gov.br é gratuita. Se você ainda não possui, pode fazê-la pelo site https://sso.acesso.gov.br ou com o app Gov.br (baixe para telefones iOS - iPhone ou Android). Depois disso, você poderá seguir as etapas:
Acesse o aplicativo ou site gov.br usando seu CPF e senha
Depois, leia os termos de autorização e aceite
Como avançar de categoria na conta
Ao ser criada via formulário on-line do INSS ou da Receita Federal, por exemplo, a conta gov.br costuma iniciar no nível bronze, que dá acesso apenas parcial aos serviços digitais do governo e cujo grau de segurança é considerado apenas básico.
Ao fazer o login no gov.br, o cidadão é informado qual é nível de sua conta. Para aumentar o nível, basta seguir as instruções:
Como obter nível prata
O nível prata é obtido por meio de:
- Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
- Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado
- Validação dos dados com usuário e senha do Sigepe, se o cidadão for servidor público federal
Como obter nível ouro
O nível máximo de segurança pode ser através de:
- Validação facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral
- Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil
Produção: Guilherme Gonçalves