Inovadora desde o seu começo, a Cowmed, empresa de Santa Maria, volta a fornecer ao mercado mais um produto inédito. Depois do seu início com as coleiras que monitoram a saúde das vacas, lá em 2015, agora a start up que deu os primeiros passos na incubadora tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria, vai utilizar as informações coletadas durante todo esse tempo para lançar a VIC. A Virtual Interpreter of Cows ou "Secretária Virtual da Vaca" tem o conceito de benchmark, que é justamente a utilização de dados para comparação de performance e desempenho.
Com isso, por exemplo, através da base de dados das coleiras do "plano de saúde" da Cowmed, que monitora, atualmente, mais de 20 animais por todo o país, o produtor conseguirá saber quanto tempo uma vaca demora para se recuperar de alguma doença.
São usados mais de 400 milhões de horas de monitoramento que a Cowmed fez desde o seu início. Além disso, a VIC também auxiliará no gerenciamento de equipes e das tarefas da fazenda também. O lançamento do produto, que funciona por meio de um aplicativo no celular do produtor, será no final de abril. Mas, desde agora, quem quiser experimentar a VIC poderá usufruir de um período de degustação. Para isso, basta se cadastrar no site da Cowmed.
Desde 2019, a Cowmed passou de 15 mil para 20 mil animais monitorados e mais que duplicou o seu faturamento, que era de R$ 1,5 milhão anual. Para contar um pouco mais sobre a empresa e explicar detalhadamente o funcionamento da VIC, o entrevistado do Santa Maria de Negócios desta semana foi um dos sócios da Cowmed, Leonardo Guedes.
Confira abaixo a entrevista na íntegra: