Organizado em Porto Alegre, o Fórum da Liberdade caminha para sua 34ª edição. Conhecido por debater os rumos do liberalismo, o evento começa na próxima segunda-feira (12). A programação, totalmente gratuita, termina na noite de terça (13).
Em razão da pandemia, a sequência de palestras será desenvolvida em formato online. O digital, aliás, também é o tema central da edição deste ano.
Ao longo do evento, empreendedores, políticos e analistas devem fazer uma reflexão sobre o paradoxo das novas tecnologias. Responsável pelo fórum, o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) menciona que as ferramentas trazem oportunidades para negócios e ampliam o alcance de vozes, mas também polarizam debates e criam bolhas.
— Vivemos em um mundo globalizado e muito conectado. Nossa ideia é mostrar tanto o lado bom quanto os defeitos que isso traz — afirma a presidente do IEE, Júlia Tavares. — Queremos promover o debate de forma leve e descontraída. O maior ativo do fórum é a qualidade das discussões. Estamos com uma programação muito rica — acrescenta.
Para resumir o tema deste ano, o IEE escolheu o seguinte questionamento: "O digital limita ou liberta?". Entre os convidados da área política, estão o vice-presidente Hamilton Mourão, que participa da abertura do evento, e o ex-presidente Michel Temer.
Estrangeiros também têm presença confirmada. É o caso de Salman Khan, criador da Khan Academy, instituição que fornece aulas gratuitas em formato online. A programação ainda contempla nomes como Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, e João Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central.
As inscrições podem ser feitas no site do Fórum da Liberdade: www.forumdaliberdade.com.br. Após o registro, um link de acesso à programação é gerado, conforme os organizadores. As palestras ocorrem nos turnos da tarde e da noite.
Serviço
O quê: 34º Fórum da Liberdade
Quando: segunda e terça-feira, 12 e 13 de abril
O evento terá transmissão online. O link de acesso é gerado após a inscrição, que pode ser feita no site www.forumdaliberdade.com.br. As atividades são gratuitas
Programação
Segunda-feira, 12 de abril
16h - As mídias sociais vão implodir a democracia?
Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser e fundador do Ranking dos Políticos, João Pereira Coutinho, cientista político, e Murillo de Aragão, advogado e presidente da Arko Advice
17h10min - Abertura oficial
David Feffer, presidente da Suzano, e Hamilton Mourão, vice-presidente da República=
18h20min - Detox Digital
Cláudio Manoel, humorista, Luis Vabo, CEO da Além da Facul, e Ítalo Marsili, psiquiatra
19h30min - O que um presidente tem a dizer?
Michel Temer, ex-presidente da República
20h20min - Vai tudo virar fintech?
Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Marcos Boschetti, CEO da Nelogica, e Sergio Furio, CEO da Creditas
Terça-feira, 13 de abril
15h - O desafio das ferramentas digitais na educação
Salman Khan, criador da Khan Academy
16h15min - Reféns de milícias digitais?
Frank Furedi, sociólogo, Jason Brennan, cientista político, e Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor
17h40min - Caiu na rede, é venda
Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, Bel Humberg, CEO da Fashion Code, e Rachel Maia, CEO da RM Consulting Consumer Goods
19h05min - O vencedor leva tudo?
João Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Ricardo Geromel, autor dos best-sellers O Poder da China e Bilionários, e Ronaldo Lemos, advogado especialista em tecnologia e sociedade
20h20min - Special guests
Mary O'Grady, editora do The Wall Street Journal
21h10min - Quem vigia os vigilantes?
James Robinson, economista, e William Waack, jornalista
22h - Encerramento