O ataque dos Estados Unidos que matou um alto comandante iraniano provoca tensão no mercado financeiro nesta sexta-feira (3). Enquanto a bolsa de valores de São Paulo (B3) opera em queda, o dólar registra alta na largada da sessão.
Por volta das 10h50min, o índice Ibovespa, que representa a variação das principais empresas na B3, caía 0,74%, a 117.689 pontos. Já o dólar subia 0,817%, cotado a R$ 4,0587.
Analistas projetam eventuais impactos no Brasil do ataque norte-americano. Em nota, o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito, sinalizou que o bombardeio deve provocar alta do dólar no curto prazo, o que tende a gerar pressão sobre a inflação. Para Perfeito, a turbulência "enterra de vez" a possibilidade de o Banco Central (BC) cortar mais uma vez a taxa básica de juro, a Selic, hoje em 4,5%, menor nível histórico.
O general iraniano Qasem Soleimani e o líder paramilitar iraquiano Abu Mehdi al-Muhandis morreram na noite de quinta-feira (2) em um ataque dos Estados Unidos com foguetes contra o aeroporto de Bagdá, no Iraque. Segundo o departamento norte-americano de Defesa, a ordem para a ação partiu diretamente de Donald Trump.
"Sob as ordens do presidente, o Exército americano adotou medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal americano e estrangeiro e matou Qasem Soleimani", relatou o Pentágono.