O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (2) que fará uso do "canal aberto" que tem com o presidente norte-americano, Donald Trump, para conversar sobre a decisão dos Estados Unidos de retomar as tarifas cobradas para importação de aço e alumínio brasileiros. Indagado sobre o assunto durante o Nação Caixa - Banco de Inclusão, Bolsonaro disse que o assunto será tratado com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
— Vou conversar com o Guedes agora, e se for o caso, ligo para o Trump, porque tenho canal aberto com ele — disse.
A retomada das tarifas foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos em sua conta no Twitter. Segundo ele, "Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para os agricultores norte-americanos".
"Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países", escreveu Trump.
Em agosto de 2018, Trump anunciou um alívio nas cotas de importação de aço e alumínio que excedam as cotas livres do pagamento das sobretaxas impostas pelo governo dos Estados Unidos em março do mesmo ano. Desde então, as empresas americanas que comprarem aço do Brasil não precisavam pagar 25% a mais sobre o preço original, caso comprovem falta de matéria-prima no mercado interno.