A World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA), junto com outras seis organizações de mídia e suas afiliadas _ que representam mais de 20 mil meios de comunicação e profissionais de mídia em mais de 120 países _, se uniram para expressar preocupação com a nova política de publicidade do Facebook, que rotula conteúdo noticioso como apoio político e inclui esse conteúdo em seu arquivo de propaganda política.
De acordo com o grupo, ao tentar resolver alguns dos problemas da plataforma antes das próximas eleições americanas, a rede social está acabando com o papel do jornalismo e legitimando as narrativas anti-jornalismo em todo o mundo.
As organizações de mídia, que representam jornais, emissoras de TV, revistas e mídias digitais enviaram uma carta ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, pedindo que a plataforma revesse esta decisão.
As organizações ofereceram três recomendações gerais como parte do processo para acabar com o processo de classificar conteúdo noticioso como arquivo publicitário. Mesmo que as recomendações não retirem da plataforma sua responsabilidade pelos problemas criados, elas oferecem informações que podem ajudar a identificar soluções razoáveis.