Indústrias de Caxias do Sul que empregam milhares de trabalhadores não têm previsão de retomada dos trabalhos fabris. Pelo contrário, empresas que já tinha paralisado a produção na semana passada, como Randon e Agrale, confirmaram nesta segunda-feira (28) que vão estender a suspensão dos trabalhadores nos próximos dias. A Marcopolo também começou nesta segunda-feira a interrupção das atividades de fabricação de ônibus que deve perdurar ao longo de toda a semana.
A primeira a interromper a produção na semana passada foi a Agrale. A fabricante de caminhões, tratores e veículos automotivos começou dispensando cerca de 200 trabalhadores da unidade 2. Nesta segunda, a empresa informou que as atividades seguirão paralisadas até sexta-feira (1) em três unidades. A Agrale vai funcionar somente em regime de plantão. Caso a situação se normalize antes de sexta, os envolvidos serão avisados. Com isso, cerca de 900 trabalhadores estarão liberados nesta semana.
A Randon também decidiu nesta manhã que vai estender a paralisação das fábricas no bairro Interlagos nesta terça-feira (29) e continuará avaliando o movimento dos caminhoneiros para decidir os próximos passos a cada dia. A Fras-le e o Campo de Provas, no bairro Forqueta, operam normalmente, da mesma forma que o Banco Randon e a Randon Consórcios.
Na Marcopolo, cerca de 5 mil funcionários que atuam na atividade fabril serão afetados pela paralisação das atividades até sexta. Quatro dias terão de ser compensados posteriormente, já que o do feriado de Corpus Christi não precisará ser recuperado.