Caxias do Sul foi a cidade que mais gerou empregos no ano passado. No mês de fevereiro foram abertos 1.959 postos de trabalho, sendo 1,2 mil na indústria da transformação, seguido pelo setor de serviços com 592 vagas. Nos dois primeiros meses do ano, foram abertos 3,3 mil vagas.
Vacaria foi a quinta cidade da Serra com mais empregos em fevereiro. Foram abertos 632 postos de trabalho, sendo 577 na agropecuária por conta da safra da maçã. O saldo acumulado no ano é de 7.015 postos de trabalho, maior do que o de Caxias do Sul, que é puxado pela indústria.
No entanto, a maior parte da economia dos municípios da Serra é baseada no setor de transformação que tem voltado a contratar. Levantamento do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) aponta que o setor empregou em todas as cidades da Serra consultadas.
Em Bento Gonçalves, cujo o setor moveleiro é o de maior força, foram abertos 229 postos de trabalho no mês passado. A indústria de transformação gerou 82 novas vagas. O saldo acumulado no ano é de 799 vagas abertas.
Foram abertos 147 postos de trabalho também em Farroupilha, novamente liderado pelo setor de transformação, com 140 novos vínculos. O saldo acumulado no ano é de 364 postos de trabalho abertos.
Um dos poucos municípios da Serra que teve saldo negativo na geração de empregos é Canela, por conta da baixa temporada no turismo. No mês de fevereiro foram fechados 30 postos de trabalho, principalmente no setor de serviços, com 26 vínculos encerrados. Mas até em Canela a indústria gerou 11 empregos.