Santa Maria registra, pelo segundo mês consecutivo, aumento na inflação do município, que chegou a 0,90%. O percentual de novembro foi divulgado, na manhã desta quinta-feira (14), no Índice do Custo de Vida da cidade, que é medido pelo curso de Ciências Econômicas da Unifra. O material mostra uma tendência de elevação de itens relacionados ao verão, entre eles: bronzeadores, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.
No grupo saúde, os preços dos bronzeadores e de cremes de pele tiveram alta de 11,4%. O economista e professor da Unifra Mateus Frozza explica que, neste período do ano, este é um fator sazonal a ser observado com a proximidade do verão.
Ainda, segundo ele, os aparelhos de ar-condicionado tiveram aumento de 6,4%. Também em decorrência das altas temperaturas, os ventiladores tiveram elevação de 3,2%.
Desdobramento
Frozza observa que o grupo da alimentação é fortemente impactado pela alta dos preços dos combustíveis. De acordo com ele, a alta da gasolina e do diesel traz desdobramentos no preço das refeições servidas em restaurantes e bares. Os serviços de buffet e de lanches subiram 1,7% e 1,3%, respectivamente.
Ainda segundo o economista, o grupo de habitação também teve elevação com a retomada dos preços dos aluguéis. A safra desse segmento começa a se acentuar, neste período do ano, porque os aprovados em vestibulares de Santa Maria vêm estudar na cidade.