Bem lentamente, mas o setor de veículos começa a dar sinais positivos. No acumulado do semestre, ao menos a comercialização de automóveis já trouxe crescimento.
No Rio Grande do Sul, o avanço foi de 0,6% nos emplacamentos. Na média nascimento, o crescimento foi maior, quase atingindo 5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Sindicato das Concessionárias de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS).
A Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras quase duplicou a previsão de crescimento na liberação de recursos para financiamento de veículos para este ano. Passou de 5,5% para 10,2%, acreditando que atinja R$ 90,6 bilhões ao longo de 2017.
- A venda de veículos vem registrando uma ligeira alta e o consumidor começa a esboçar mais confiança para investir em um bem de maior valor. Nossa expectativa é a de que teremos um segundo semestre melhor na comparação com o primeiro. Os números, no entanto, ainda serão tímidos em relação aos anos anteriores. A retomada será lenta, pois as pessoas ainda mantêm cautela antes de fechar um negócio. - analisa o presidente da ANEF, Luiz Montenegro.
Os dados têm estimulado negócios no setor, que estava bastante parado. É o caso do Grupo Betiolo, de Caxias do Sul, que comprou a Sbardecar e reabrirá na próxima semana algumas das lojas da revenda. Leia aqui: Grupo de Caxias do Sul compra Sbardecar e reabre concessionárias na Região Metropolitana
Siga Giane Guerra no Facebook.