Embora a turbulência política ainda cause incerteza em relação a novos investimentos, empresários projetam que o varejo não andará mais para trás neste ano. Uma das explicações para a estimativa, feita por representantes do setor durante a 5ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), em Porto Alegre, está ancorada na avaliação de que a economia está se descolando, em parte, de Brasília. O evento, que começou na quarta-feira (12), termina nesta sexta-feira (14), no centro de eventos do BarraShoppingSul.
– O varejo vai sair da crise. A economia não vai mais cair no segundo semestre como vinha ocorrendo até agora – analisa o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
Leia mais:
Varejo dá indícios de que pode deixar crise para trás
Volume de serviços recua 1,9% em maio, aponta IBGE
Evento em Porto Alegre apresenta a loja do futuro; veja as tecnologias
Uma das empresas varejistas que planejam investimentos até dezembro é a gaúcha Dullius, com 21 unidades no Estado. Proprietário da rede de lojas de roupas, calçados e acessórios, Claudir Dullius conta que quatro pontos de venda abrirão as portas no segundo semestre.
– O período é de incertezas até na forma de vender, que está mudando. O setor já perdeu muitas lojas. O segundo semestre vai ficar bom para quem vem fazendo o tema de casa – ressalta Dullius, um dos convidados do evento realizado pelo Sindilojas.
Empresários ainda enxergam possível avanço nos negócios a partir de resultados como o da inflação, que vem cedendo nos últimos meses. Presidente da Enzo Milano, Milton Petry assinala que a previsão de novos cortes no juro básico é outro sinal de estímulo ao varejo.
– Temos projeção de abertura de franquias no segundo semestre. Antes de tomarem decisões, os investidores fazem toda a análise do cenário no país – conta o empresário da marca de roupas masculinas, que prepara inauguração de ao menos quatro lojas no Brasil até dezembro.
Conforme o presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Porto Alegre (Acomac), Tarcísio Pires Morais, mais lojistas buscaram qualificar suas experiências devido à recessão.
– O varejo vai sair da crise. Se isso vai ocorrer em 2017 ou em 2018, ainda não se sabe – ressalta.
A projeção é de que cerca de 6 mil pessoas visitem a FBV, que tem mais de 50 estandes de empresas, até o fim do evento. Entre os palestrantes desta sexta-feira (14) está o presidente da rede Starbucks no Brasil, Ricardo Rinkevicius. O tema do encontro é "Gestão com múltiplas culturas na mesma empresa".