O ministro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, chegou nesta segunda-feira (17) em Weimar, na Alemanha, para participar do 34º Encontro Econômico Brasil Alemanha. Assim que chegou, ele se reuniu com representantes da indústria brasileira e alemã.
Pereira ouviu dos empresários as mesmas preocupações que foram demonstradas durante os discursos de abertura do encontro, na manhã desta segunda-feira (17): a crise econômica do Brasil e a queda no faturamento de empresas alemãs sediadas no país. O ministro reconheceu o momento ruim e tentou tranquilizar os empresários:
"A grande pergunta que eles fazem é o que o governo brasileiro está fazendo para que os empresários retomem a confiança. E nós temos falado que essa aprovação em primeiro turno, e seguramente será aprovada em segundo turno, da emenda constitucional que coloca um teto nos gastos públicos [a PEC 241] é um grande sinal. É o primeiro de outros tantos que estamos trabalhando para melhorar o ambiente de negócios e recuperar a confiança."
Após a reunião reservada, o ministro discursou para uma plateia lotada de empresários. E não poupou críticas ao governo anterior.
"O Brasil estava, eu tenho convicção, sub-representado no cenário internacional. O presidente [Michel Temer] vai colocar o país nos trilhos, de onde ele nunca deveria ter saído."
O ministro Marcos Pereira assinou uma declaração conjunta entre o governo brasileiro e o Escritório Europeu de Patentes para cooperação e troca de experiências, com o objetivo de reduzir prazos para emissão das patentes. Um acordo nesta área é um dos seis reivindicados pela indústria, apresentados na Alemanha.
Os demais são: acordo bilateral para evitar a dupla tributação, acordo de comércio entre a União Europeia e o Mercosul, acordo de céus abertos entre Brasil e União Europeia, acordo para a aceleração de despachos aduaneiros, e acordo bilateral de cooperação em matéria civil.
O governador José Ivo Sartori participa do evento e tem agendas paralelas à programação oficial. Nesta segunda, ele já se reuniu com governantes da Turíngia, estado alemão, e com o embaixador da Alemanha e secretário do Ministério de Relações Exteriores para assuntos da América Latina e Caribe, Dieter Lamlé. Sartori apresentou as possibilidades de investimentos e parcerias no Rio Grande do Sul.
A missão do governo gaúcho retorna ao Estado no dia 22 de outubro.