O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) do mês de junho teve alta de 0,23% frente a maio, contando o ajuste sazonal (com adequações para comprar períodos distintos). No entanto, a retração acumulada no ano é de 5,38%. Também pela série observada, é possível identificar um recuo de 5,60% nos 12 meses encerrados em junho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela autoridade monetária.
O IBC-Br registrou baixa de 0,53% no acumulado do segundo trimestre do ano (abril a junho) na comparação com o resultado do primeiro trimestre, pela série ajustada do Banco Central (BC). Já na comparação de abril a junho com idêntico período de 2015, o resultado do índice foi de queda de 4,37%.
Conhecido como uma espécie de "prévia do PIB do BC", o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A atual previsão oficial do BC para o PIB deste ano é de queda de 3,3%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá divulgar o PIB do segundo trimestre do ano no próxima dia 31.