As vitrines dos lojistas caxienses já estampam promoções a dois meses do fim do inverno. Em geral, são descontos que variam de 30% a 50%. Entre as explicações dos comerciantes da área central de Caxias para antecipar as liquidações, estão o frio que veio mais cedo neste ano e os estoques baixos de mercadorias.
Proprietário de uma loja de pijamas na Rua Sinimbu, Mauricio Dendena começou o período de promoções há cerca de 15 dias. Ele explica o motivo de colocar preços mais baixos tão cedo: "Está todo mundo fazendo promoções e, se a gente não fizer, perde mercado. Também porque não temos mais tantas mercadorias. As fábricas não se prepararam para o frio deste ano. Não tem mais soft para comprar. Assim, liquidamos para repor o estoque da próxima estação e, dessa forma, saímos na frente", destaca o lojista.
A gerente de uma loja de calçados na Avenida Júlio de Castilhos, Fabiana Vanin, estava etiquetando os produtos com os descontos na manhã desta terça-feira (19) e também aponta o clima como principal fator de influência para as liquidações: "Porque o inverno foi bem rigoroso e o verão vai vir mais cedo. A coleção de meia estação está chegando", aposta a gerente.
Além do fator sazonal, a crise também motiva a atração de clientes pelo preço baixo. A gerente de uma loja de moda feminina na Júlio de Castilhos, Jocelaine Hoffmann, admite que este foi um dos motivos para colocar cartazes com descontos atrativos na vitrine há cerca de um mês.
Conforme Ivonei Pioner, diretor financeiro da CDL Caxias, as promoções têm maior relação com a retração econômica do que com outros fatores. "O momento chama para isso, porque as pessoas também buscam fidelizar via preço. Com menos dinheiro circulando, temos mais preços atrativos", destaca.
O presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo, ressalta que o volume de lojas com promoções ainda não é acentuado. "Quem está fazendo são lojas com maior dificuldade para fazer caixa. O frio alavanca as vendas e o inverno começou há pouco. Alguns usam esta estratégia de fazer liquidação mais cedo e acabam prejudicando outros", critica.
Dois dos shoppings mais tradicionais de Caxias do Sul, o Iguatemi e o Prataviera, também já deram início às liquidações. Conforme o presidente do Sindilojas, este tipo de comércio é um dos que mais sofrem com a crise.