O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai esperar o avanço das medidas do governo de Michel Temer antes de divulgar o relatório Artigo IV do Brasil, o principal documento dos países membros da instituição, elaborado uma vez por ano.
De acordo com um porta-voz do Fundo, William Murray, há uma série de coisas acontecendo no Brasil neste momento e o FMI vai está analisando a situação e vai esperar os desdobramentos. Por isso, não há uma data definida para a publicação do Artigo IV, que depende da aprovação de cada país.
Leia mais
Produção industrial sobe 0,1% em abril, mas ainda tem queda de 10,5% no ano
Balança comercial tem superávit recorde para meses de maio
Temer pede a Torquato apoio para tirar o país de "crise extraordinária"
Para elaborar o relatório, que faz uma análise de indicadores macroeconômicos e traz recomendações de políticas econômicas, os técnicos do FMI se reúnem com membros do governo dos países que são membros da instituição.
O FMI chegou a ter problemas com o governo brasileiro em 2013, na gestão do ministro Guido Mantega na Fazenda. A equipe econômica não concordou com algumas conclusões do Artigo IV, o que fez adiar a publicação.
Inicialmente o FMI divulgou um documento com apenas três páginas em agosto daquele ano, recomendando que o governo de Dilma Rousseff reduzisse o uso de bancos públicos para estimular o crédito. O relatório final acabou sendo divulgado no final de outubro.
O documento do ano passado foi divulgado em abril e ressaltou a necessidade de o Brasil ajustar as contas fiscais e fazer reformas estruturais. O relatório também reduziu as previsões de crescimento do país, mas elogiou na época as propostas do então ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para fazer um ajuste fiscal no país.