A rede Walmart fechará parte dos supermercados de bandeira Nacional no Rio Grande do Sul. A empresa não confirma quantas operações serão encerradas nem em quais cidades. Zero Hora apurou que deverão ser pelo menos quatro estabelecimentos em Porto Alegre e dois no Interior - um deles em Santa Maria. O fim das atividades será nesta quarta-feira, às 17h.
Embora uma reestruturação nas operações do Walmart Brasil estivesse sendo cogitada há pelo menos um mês em razão dos efeitos da crise econômica, a confirmação do fechamento pegou funcionários e clientes de surpresa. Os gerentes foram informados ontem pela manhã sobre quais unidades fechariam, e comunicaram aos colaboradores.
Na Capital, devem ser encerradas as atividades das unidades na Avenida Plínio Brasil Milano (o mais recente Nacional inaugurado, em 2009), na Avenida Protásio Alves (uma em frente ao Hospital de Pronto Socorro, outra diante do Colégio Israelita) e na Rua Miguel Tostes.
No total, 800 gerentes, estoquistas, caixas e empacotadores devem ser demitidos ou remanejados para outras unidades.
- A empresa disse que terá oportunidade para quase todo mundo em outras lojas. Mas só vamos saber mesmo no final do expediente na quarta (amanhã) - disse uma caixa-atendente da loja da Rua Miguel Tostes.
Walmart confirma fechamento, mas não informa quais lojas param de funcionar
Há 66 supermercados da rede Nacional no Rio Grande do Sul e dois em Santa Catarina. A princípio, as outras três bandeiras do Walmart no Estado (Big, Maxxi Atacado, TodoDia e Sam's Club) não sofrerão alteração.
O encerramento das operações é parte de uma estratégia do grupo de reduzir sua presença no Brasil. Estima-se que pelo menos 30 lojas sejam fechadas antes do final do ano, embora previsões mais pessimistas de fontes dos recursos humanos da rede Walmart digam que o número poderá ser maior.
Em Porto Alegre, o enxugamento começou no setor administrativo da empresa na semana passada, onde dezenas de funcionários e executivos foram demitidos - a multinacional não divulga quantos.
Em nota enviada à imprensa, o Walmart informou que, "por conta do atual ambiente econômico no Brasil, a empresa tomou a decisão de fechar algumas unidades no Estado com baixo desempenho", e que está "fazendo todo o possível para transferir os funcionários dessas unidades para outras lojas e, quando não for possível, oferecerá apoio para recolocação profissional".
A situação
Devem ser fechadas de sete a 10 lojas nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul.
Funcionários de lojas confirmaram o encerramento das seguintes unidades: em Porto Alegre, na Avenida Plínio Brasil Milano (próximo ao Zaffari Higienópolis), duas na Avenida Protásio Alves (em frente ao Hospital de Pronto Socorro e diante do Colégio Israelita) e uma na Rua Miguel Tostes. Além disso, em Santa Maria, na Rua Astrogildo de Azevedo.
O grupo no Brasil
São 560 unidades e 81,5 mil funcionários em 18 Estados e no Distrito Federal.
Ao todo, são nove bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e Big), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam's) e lojas de vizinhança (TodoDia).
Chegada ao Estado
O Walmart desembarcou no Rio Grande do Sul em 2005, depois de comprar a rede portuguesa Sonae (antiga Real Distribuidora) por 635 milhões de euros.
Atualmente, conta com cem lojas de cinco bandeiras: Nacional, Big, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam's Club.