O dono da primeira loja de rua do Burger King em Porto Alegre, que está em fase final de acabamentos na Avenida Ipiranga, é o próprio Jorge Paulo Lemann. Ao menos, é o que dão conta informações de mercado, segundo as quais o grupo 3G estaria encolhendo o sistema de franquias pelo qual a maioria dos restaurantes de fast food se expande. Assim, todas as novas unidades seriam da corporação.
O Burger King foi adquirido em 2010 pela 3G, empresa de Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. O uber-empresário também é dono da Inbev, da Kraft Foods, da Heinz e da Lojas Americanas. Ou seja, de um número gigante de marcas ao redor do mundo.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Lemann esteve nesta quarta-feira à tarde com a presidente Dilma Rousseff em Brasília. Não houve fotos oficiais do encontro, descrito pela assessoria do Planalto como "reunião de trabalho". Lemann e Dilma haviam se reunido em 2013, por uma parceria entre a Fundação Lemann e o Ministério da Educação para distribuição das aulas em vídeo de Salman Khan. Nascido em Bangladesh e ex-analista de fundos de hegde (operações para reduzir riscos financeiros), Khan começou a produzir vídeos, com ênfase em matemática e ciências, em um pequeno escritório em sua casa, com alta audiência no YouTube.
Na época, o clima era mais distendido: não havia ocorrido a saia-justa provocada pela criação do domínio vemprarua.org.br, que chamava para atos pró-impeachment via Fundação Estudar, do trio Lemann-Sicupira-Telles. Consta que o mal-estar teve ecos nestaquarta.