A nova presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen, defendeu nesta terça-feira em discurso diante do Congresso a continuidade da política monetária do país, ao destacar que a recuperação do mercado de trabalho permanece incompleta. Ela ressaltou que deve continuar promovendo reduções graduais no programa de estímulo ao sistema financeiro do país.
- Eu aposto na continuidade da política monetária já adotada pelo FOMC (conselho formado pelos diretores do banco) - disse a vice-presidente. - Eu estive no comitê quando nós formulamos a política e eu apoio essa estratégia.
Leia mais:
- Janet Yellen assume oficialment presidência do Fed
- Fed reduz em mais US$ 10 bilhões programa de compra de títulos
Na última reunião do banco, ainda sob o comando de Ben Bernanke, o Fed reduziu ainda mais o programa que injeta dinheiro na economia americana por meio da compra de títulos do tesouro. A medida foi uma das tantas criadas para ajudar a recuperar o sistema financeiro do país após a crise de 2008.
Na prática, as reduções tiram dólares do mercado mundial, pressionando a cotação da moeda - principalmente nos países emergentes. O discurso de Janet desta terça já surtiu efeito no mercado brasileiro, onde a cotação da moeda americana sobe cerca de 0,4% 1% e é vendida a R$ 2,4160.
LINHA DO TEMPO: veja o que o banco central dos EUA fez para evitar o início da crise de 2008 e, depois, para recuperar a economia do colapso