Nesta quinta-feira, um dos assuntos que mais chamou a atenção dos nossos campuseiros na Campus Party, em São Paulo, foi a que tratou de crowdfunding, com a empresária Candice Pascoal, do site kickante.com.br.
Em 2012, os projetos que acreditaram na "vaquinha" coletiva arrecadaram mais de US$ 2,8 bilhões em investimentos. Ano passado, o valor dobrou e chegou a R$ 6 bilhões - em mais de 1 milhão de projetos que saíram do papel.
Segundo Candice, a motivação desse tipo de negócio vem muito da expectativa para o lançamento, da aventura da compra, da exclusividade de receber o produto antes (no caso dos investidores) e também da satisfação por fazer parte do sucesso.
As causas sociais são o carro chefe das vaquinhas virtuais, somando mais de 30% dos projetos. Mas os investimento em games foram os que mais arrecadaram ano passado. Alguns jogos esperavam poucas dezenas de dólares e arrecadaram milhões!
Dicas para quem quer pensar na vaquinha virtual:
* Metas realistas e baixas: qualquer contribuição vale e a maioria das pessoas não ajuda com mais de R$ 50
* Vídeos curtos e objetivos: nos primeiros 30 segundos a galera já precisa entender teu projeto
* Investimento em mídia no Facebook: a rede pode alavancar teu projeto
* Mapeamento do networking: descubra quem do seu círculo pode investir em você
* Liste e peça ajuda de blogs que transitem no mesmo universo do seu projeto