A atividade da indústria brasileira melhorou em outubro. De acordo com a Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no mês, o índice de evolução da produção ficou em 54,5 pontos, mais de quatro pontos acima do resultado de setembro e o melhor desempenho no ano
Com o bom desempenho no mês, o nível de utilização média da capacidade instalada alcançou 46,7 pontos. Além disso, o indicador de número de empregados subiu para 49,9 pontos em outubro.
"A indústria também continua com os estoques próximos do nível planejado", afirma a CNI na pesquisa. O índice de estoque efetivo em relação ao usual ficou em 50,5 pontos em outubro. Os indicadores variam de zero a cem e acima de 50 indicam excesso de estoques.
Expectativas
Apesar da melhora da atividade, os empresários estão mais pessimistas com o futuro do setor industrial. Em novembro, todos os indicadores de expectativas para os próximos seis meses caíram em relação a outubro. Isso, segundo a pesquisa, reflete o fato de que a atividade industrial costuma ser fraca no início do ano.
Veja o desempenho do índice de produção industrial em 2013: