A estrutura que já muda o cenário do bairro São Caetano, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, começa a dar forma à nova sede da Girando Sol, fabricante de produtos de limpeza que tem suas origens na crise calçadista da década de 1990 e na iniciativa de uma agricultora que, na época, buscava economizar nas contas da casa.
Foi no amaciante feito pela mãe, Irica, que Gilmar Borscheid - demitido com centenas de funcionários da cidade no setor calçadista - viu a oportunidade de ter um negócio próprio. Aos 27 anos, aplicou uma década de conhecimentos na indústria e treinamentos internos para transformar um antigo galpão de 24 metros quadrados em uma fábrica de 22 mil metros quadrados e mais de 300 empregados.
Em vídeo, Gilmar Borscheid avalia como a empresa ajuda a desenvolver o Estado
Os 120 litros diários de produção foram multiplicados em dezenas de milhares de litros - número mantido em segredo, mas que garante participação de mais de 20% das vendas do autosserviço em alguns itens - como no produto de origem, o amaciante, de acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Em volume, a empresa só fica atrás das multinacionais Unilever e Reckitt Benckiser no segmento de limpeza no Estado. A fábrica que será inaugurada em 2014 com investimento de R$ 40 milhões vai unir a sede e as duas filiais, uma das quais em Lajeado. Para passar de um galpão para tal estrutura, uma qualidade de Borscheid foi determinante. O empresário, desde cedo, cercou-se de especialistas.
- Em cada setor ou departamento que encontrei dificuldades, procurei alguém com conhecimento para me ajudar - diz Borscheid, que começou trabalhando na roça.
Consultoria ajudou a organizar o crescimento
Com a sabedoria de quem tem apenas o Ensino Fundamental - parte feita em supletivo - e ainda assim vence no mundo dos negócios, o empresário não hesita na resposta sobre qual o momento fundamental dessa evolução:
- Em 1995, percebi que havia risco de quebrarmos pelo tamanho e descontrole do crescimento. Os consumidores aprovavam os produtos, mas evoluíamos de maneira desorganizada,sem controle. Tudo era feito apenas na vontade de fazer. Decidi, então, adotar um programa de qualidade e passamos nove meses arrumando a casa.
Borscheid lembra de uma das primeiras perguntas feitas pela consultoria à equipe.
- Que lucro gostariam de ter?
Todos se olharam antes da resposta, que parecia óbvia, mas estava errada.
- Dissemos que era o máximo de lucro possível. Nunca havíamos trabalhado com um número que definisse o lucro. E isso é fundamental. É preciso saber o mínimo necessário para ser viável, assim como até quanto o cliente está disposto a pagar pelo produto - ensina o ex-operário.
Sucesso da empresa inspirou outras do segmento
A futura sede da Girando Sol recebeu há poucos dias a visita da pioneira na fabricação de amaciantes, dona Irica Borscheid, 79 anos.
- Ela encheu os olhos de lágrimas pensando em como algo que ela começou em casa gerou tantos empregos e o sustento de nossa família - recorda o filho.
A nova unidade dará, inclusive, um componente de felicidade extra ao próximo aniversário da matriarca, que no dia 25 de dezembro completa oito décadas, em uma festa já movimentada pelas coincidências.
- Além de minha mãe, eu e meu pai também fizemos aniversário no Natal - diz Borscheid.
Curiosa, também, é a data de fundação da empresa: 1º de abril de 1991. O sucesso, porém, não é de mentira.
- A Girando Sol impulsionou outros empresários a investirem no ramo no Rio Grande do Sul. O Estado tem um polo forte no segmento, e parte disto disso se deve à história da empresa. A força das marcas regionais ajuda, inclusive, a segurar os preços para o consumidor no segmento de limpeza por aqui abaixo da inflação, em alguns casos - avalia Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
Os números da empresa
Fundação: abril de 1991
Localização: Arroio do Meio
Unidades: sede e uma filial em Arroio
do Meio e outra filial em Lajeado
Número de funcionários: cerca de 350
Descrição: fabrica nove linhas de produtos, que somam mais de 150 itens de produtos de limpeza
Principais produtos: amaciante de roupa, lava-roupas líquido e em pó, desinfetante, detergente e água sanitária
Faturamento em 2012: R$ 118 milhões
Faturamento previsto para 2013: R$ 130 milhões
Exportações: Uruguai, Paraguai, Angola e Bolívia
Principais destinos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste ano, passou a vender também para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul