A Adobe aderiu ao sistema de assinatura para vender os seus programas de produção e design. Antes os produtos eram comercializados em versões fechadas atualizadas a cada 12 ou 18 meses.
Com as aplicações online, a Adobe promete reduzir o atraso de atualização de ferramentas. Desde o mês de junho quando o novo sistema foi lançado no Brasil, a Adobe anunciou 20 updates nos softwares do pacote. Pequenos ajustes como habilitar um botão para facilitar a vida do usuário serão feitos com o em uso.
O produto chamado Creative Cloud foi apresentado nesta terça-feira em São Paulo para um grupo de profissionais da área de design, mídia e cinema. O serviço online oferece todos os programas da última versão desktop completa, a CS6 - Photoshop, Dreamweaver, Premiere, After Effects, Illustrator. Após a assinatura, o usuário deve baixar o programa no seu computador. O serviço também dispõe de 20 GB de espaço de armazenamento online para compartilhar projetos com colegas ou clientes.
- Eu posso enviar um arquivo para um cliente e ele abre no Creative Cloud como meu convidado. É importante para revisão, sugestões e alterações sem precisar da presença física de um dispositivo - afirma Gustavo Brunser, consultor sênior da Adobe para a América Latina.
A assinatura deve ser feita no site da Adobe. No entanto, os planos de adesão são limitados. O usuário tem apenas duas opções, ou compra um único software ou o pacote completo. Não existe a opção de assinar por uso.
Brunser afirma que a empresa deve oferecer outros pacotes em breve. Uma das ofertas no horizonte com preço mais acessível deve ser especial para fotógrafos num plano que agregue os programas Photoshop e Silverlight.
Preços e planos
Assinatura de um aplicativo: R$ 44/mês
Pacote completo: R$ 109/mês (assinatura anual) educadores e estudantes: R$ 65/mês
* A repórter viajou a convite da Adobe