A gigante da tecnologia da informação Cisco anunciou nesta quarta-feira que cortará 4 mil empregos, o equivalente a 5% de sua força de trabalho. "Para execução de nossa carteira de investimentos e eficiência operacional (no ano fiscal de 2014), estamos reequilibrando nossos recursos com uma redução da força de trabalho", disse o diretor financeiro, Frank Calderoni, a analistas em uma conferência telefônica.
Os executivos da Cisco descreveram uma recuperação da economia mais fraca que a esperada, com condições especialmente decepcionantes nos mercados emergentes. A "recuperação da economia está mais devagar e mais inconsistente", disse o diretor executivo, John Chambers, aos analistas. Chambers disse que alguns dos trabalhadores demitidos poderão ser readmitidos em outros lugares da empresa.
Os cortes de empregos foram anunciados após a Cisco registrar lucro no quarto semestre do exercício fiscal de U$2,3 bilhões com receita de U$12,4 bilhões, em alta em relação ao U$1,9 bilhão de dólares e receita de U$11,7 bilhões no ano anterior. Por ação, o lucro superou as expectativas dos analistas em 1%, a 52 centavos por ação no trimestre.