Foram divulgados nesta terça-feira os oito novos Arranjos Produtivos Locais (APLs) que receberão apoio do governo do Estado por meio do Projeto de Fortalecimento dos APLs. O plano, coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), visa estimular a auto-organização de empresas, trabalhadores e instituições.
Os oito novos APLs poderão acessar um total de R$ 4 milhões, em quatro anos, para apoio à governança e elaboração de planos de desenvolvimento, além de um potencial de R$ 7,2 milhões ao ano com incentivo fiscal. Serão exigidas contrapartidas financeiras ou econômicas crescentes, iniciando em pelo menos 10% do valor recebido, já no primeiro ano.
- Os APLs selecionados abrangem de forma ampla a matriz econômica gaúcha. Se de um lado, levarão ao enraizamento da indústria naval, de outro atenderão as necessidades de pequenos produtores. É o caso do Vale do Rio Pardo, onde 200 agroindústrias familiares, representando 600 empregos, poderão buscar alternativas à indústria do tabaco - afirmou o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.
Para o presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, destaca-se o fato de que, das oito propostas selecionadas, três fazem parte do que a política industrial gaúcha considera como Nova Economia: os APLs de indústria oceânica (APL do Polo Naval e Offshore do Rio Grande e APL do Polo Naval do Jacuí) e o de saúde avançada (APL do Complexo Industrial da Saúde).
- Esses são setores ainda não consolidados na economia gaúcha, mas que apresentam elevado potencial de agregação de valor - disse De Pellegrin.
Com a decisão, passam à condição de enquadrados pelo Projeto APLs os seguintes setores:
- APL de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central
- APL Metalmecânico da Região Central
- APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha
- APL de Agroindústria Familiar Vale do Taquari
- APL de Agroindústria Familiar Vale do Rio Pardo
- APL do Polo Naval e Offshore do Rio Grande
- APL do Complexo Industrial da Saúde da Região Sul
- APL do Polo Naval do Jacuí, na Região Centro-Sul