A importância de gerir bem os recursos públicos para oferecer serviços de qualidade foi destacada pelo presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Ricardo Felizzola, durante a abertura da 49ª Reunião da Qualidade RS, no Teatro do Sesi, nesta terça-feira. Promovido pelo PGQP, o evento tem como tema "Resultados da Construção Coletiva".
- Sabemos que muito de nosso trabalho é drenado na forma de impostos e temos a expectativa de devolução disso em forma de serviços qualificados - enfatizou Felizzola.
Mais de 1,5 mil pessoas devem acompanhar as atividades durante esta terça-feira, que conta com a participação de empresários de destaque na economia gaúcha. Aos 86 anos, o presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, fez um resgate da trajetória da companhia em sua palestra. O presidente emérito lembrou as dificuldades superadas pela empresa, principalmente no início, quando enfrentaram a falta de experiência, de tecnologia e de capital.
- Com o dinheiro que tínhamos, construímos um pavilhão, mas que na verdade era um barracão. Certa vez um cliente me mandou um telex pedindo guarda-chuvas, pois estava chovendo dentro do ônibus - brincou, lembrando que, na época, a empresa precisava de 90 dias para produzir uma única carroceria - hoje, são fabricadas mais de 120 por dia.
O coordenador executivo do PGQP, Luiz Pierry, apresentou as inovações e projetos desenvolvidos atualmente pelo programa. Entre eles, a parceria com a PUCRS para a implantação de um centro de pesquisa em competitividade sustentável, instrumentos criados para mensurar os resultados da inovação e a certificação de profissionais. Pierry citou a atuação junto à Prefeitura de Porto Alegre, há mais de 8 anos, inclusive com acompanhamento dos projetos relacionados à Copa do Mundo, além do assessoramento em melhoria de gestão nas prefeituras no interior do Estado.
- Queremos ser o Estado com o maior numero de prefeituras envolvidas no processo de qualificação de suas gestões - enfatizou Pierry.
A solenidade também contou com a participação do diretor técnico do Sebrae RS, Marco Antônio Ribeiro, e do coordenador de Projetos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Francisco Teixeira.